Como planejar um CLOSET!!

Um bom closet é o sonho da maioria das pessoas. Ter roupas e acessórios organizados, nos oferece qualidade de vida, pois ter um local só para nossas coisas e ter tudo a mão, é o sonho de consumo da maioria das pessoas. além de agilizar seu dia, principalmente quando estamos atrasados.

Veja algumas dicas deixando tudo mais prático!!

Organize-se!

Comece tirando tudo do armário e organize suas coisas por categorias: por tipos, cores, combinações que você goste, da maneira que seja fácil encontrar. e é nesta hora o momento ideal para praticar o desapego. Qualquer que seja o tamanho do armário ou closet, para tê-lo bem organizadinho é necessário uma boa manutenção. Dedique um tempinho no fim de cada estação para decidir o que vale a pena manter e o que deve ir embora para abrir mais espaço.

Agora sim!!!

Sabendo tudo o que vai ficar já podemos definir uma proporção de armário. Os apartamentos de hoje em dia estão cada vez menores, e locais de guarda estão ainda mais restritos, então se houver espaço de migrar o closet para um quarto subutilizado da casa, melhor ainda.

Personalizar um armário pode ser caro, mas se houver recursos, não hesite em montá-lo. Empresas especializadas possuem uma infinidade de ferragens e acessórios que são uma ótima pedida, e nos facilitam a vida. quanto aos módulos dos armários eles variam bastante.

Há duas opções: você pode comprar em empresas que fazem os módulos dos armários planejados personalizados ou seja de acordo com o espaços disponíveis, porem os preços ficam em torno de 40% mais caro, e há empresas que não fazem recortes nos módulos, estes ficam mais em conta porém você acaba perdendo espaços milimetricamente fundamentais para as suas necessidades.

Se for o caso de exigências específicas, prefira montar um projeto e fazer com um bom marceneiro. Os armários ficam de acordo com as suas necessidades.

Na medida certa!!

Guarda-roupas precisam ter 60 cm de profundidade. Essa medida é a padrão, a menos que o você tenha necessidades muito específicas. Além da profundidade adequada, é importante ter em mente que o armário é dividido em 3 alturas.

Na parte inferior, o ideal é colocar calceiros, sapateiras e gavetas. Costumo projetar esse espaço com 80 cm de altura. espaço suficiente para calças dobradas e três ou quatro gavetas. Aliás, gavetas são muito úteis para camisetas, roupa íntima e acessórios. A melhor sapateira é aquela no formato de gaveta (prateleira deslizante), com puxador bem baixinho. E a altura muda em função do tipo de calçado. Sapatos baixos e tênis não exigem alturas generosas. Já os de salto e botas precisam de prateleiras mais espaçadas para que não estraguem. Outra opção é deixa-los nas caixas e organiza-los nas prateleiras. Organização de armários segue um critério muito pessoal, procure o que mais se adeque ao seu. aqui vou dar minha dica pedrada se você tiver muitos sapatos coloque um na frente do outro, assim você pode ver todos eles sem precisar ficar deslocando o que está por trás.

Do meio pra cima , o melhor é colocar um cabideiro em dois terços do espaço e reservar o restante para prateleiras ou nichos, para onde devem ir malhas, bolsas, moletons, toalhas e roupas de cama, se necessário. Por fim, na parte mais alta, aproveite esse espaço para organizar itens poucos usados, além de malas e sacolas de viagem. Caixas customizadas e etiquetadas ajudam bastante.

Para economizar!!

Se você mora em um imóvel mais antigo e ele já tem aquele armário embutido que está super bem conservado, mas ele não atende as suas necessidades, a ajuda de um marceneiro será muito bem vinda. Ele pode rearrumar o interior com araras e prateleiras conforme você preferir. Faça uma pintura nas portas, coloque um espelho, ou mesmo retira-las, pintar a parte de dentro e deixar o armário com cara de closet aberto. Troque os puxadores. Outra dica é trocar as portas antigas por cortinas, elas trazem leveza, não ocupam espaço e ainda escondem aquela baguncinha organizada com muito charme!

Precisando de ajuda, é só entrar em contato com gente que bolamos um projeto bem legal pra você!!!

Este post tem 3 comentários

  1. Maria Stela do nascimento macedo

    Boa tarde! Encontrei seu blog na postagem de alguém no Instagram( hoje em dia sigo todo mundo que é da área de arquitetura e design) e estou gostando muito das suas dicas . Sou servidora pública municipal, ganho pouco e estou construindo minha casa aos poucos, o problema é que tenho um bom gosto (kkkkk) , tudo que eu coloco a mão, que eu gosto nas lojas de acabamento , antes mesmo de ver o preço , é o mais caro…(nínguém merece!!), Enfim, estou fazendo pegando dicas e procurando muitos materiais pela internet. Contratei um engenheiro pra fazer a planta mas, faltou dinheiro para mantê-lo acompanhando a obra. Tenho muita preocupação com a parte elétrica e hidráulica, encaixe correto dos eletrodomésticos pois a cozinha é americana mas vamos que vamos..vou pesquisar , juntar dinheiro e contratar um bom profissional! Parabéns pelo belo trabalho.

    1. Emmilia Cardoso

      Olá Stela, eu posso te ajudar sim com o maior prazer, vamos fazer um trabalho bacana na sua casa sem gastar muito. Você mora em que estado ?
      Beijos e obrigada por escrever

    2. Emmilia Cardoso

      Olá estava viajando me desculpe pela demora, mas na minha opinião uma planta de arquitetura fica melhor quando é feita por arquiteto ou designer de interiores, eu faço projetos on line, e caso você deseje posso fazer uma planta para você. http://www.arquitetaindica.com.br

Deixe um comentário