COIFA, DEPURADOR OU EXAUSTOR?!

O escolha o melhor para sua cozinha!!

A cozinha tradicionalmente é o coração da casa não é ? Uma boa circulação de ar é fundamental para deixar este ambiente agradável, livre da fumaça e cheiros que a gente não quer, e quando a gente resolve fazer aquelas friturinhas e grelhados do mal ? Mas que são deliciosas. Uhm…. o resultado é que tudo se espalha pela casa e fica uma gordura danada.

Bem pensando nisso, voce precisa saber escolher o produto que assumirá a tarefa de “limpar” o ar desse ambiente. Mas qual escolher? Para que serve cada um? Como integra-lo de forma harmônica no projeto ? Se voce fica atarantada só de pensar, a gente está aqui para te ajudar.

A principal diferença entre eles está na capacidade de se trocar o ar com o ambiente externo e em filtrar ou não o ar.

O exaustor, na prática, funciona como um ventilador que impulsiona o ar quente para fora do ambiente, automaticamente traz o ar frio para dentro. Os exautores não possuem um sistema específico para filtrar o ar que é expulso, mas auxiliam na redução da temperatura do ambiente, umidade, vapores e afins.

Os depuradores de ar, são como exaustores, porém eles sugam o ar, filtram e devolvem o ar para o ambiente em que forem instalados. É o que tem o preço mais acessível, pois não precisam de dutos para que o ar seja expulso, então a instalação é bem tranquila e se adaptam bem a cozinhas pequenas.

Ao contrário do exaustor e da coifa, o depurador não tem a capacidade de diminuir o calor do ambiente, e sua habilidade de diminuir os odores e a fumaça também se limitam por que a gordura fica acumulada na grade de inox, o que pode ocasionar mau cheiro e diminuição da capacidade sucção, por tanto requerem mais manutenção constante, troca do filtro e limpeza mesmo das grades, porque a gordura fica retida no feltro.

Já as coifas, possuem um sistema de filtros de alumínio posicionados de forma angulada que condensa a gordura que vem com o ar e direcionam o escoamento e armazenamento da gordura.

Disponíveis nas versões de parede ou em ilha, as coifas podem ou não trocar o ar do espaço. Há modelos que contam com um sistema de tubulação que faz essa troca por meio da sucção do ar e funciona portanto, como um exaustor. Outros modelos, por sua vez, não realizam a troca, mas sugam o ar quente, filtrando e o devolvendo o ar purificado. É necessário a passagem de um duto para o ambiente externo e uma chaminé. Portanto o custo de instalação é um pouco mais elevado.

Sendo assim, é só você escolher o modelo que mais te atende. Existem diversos modelos no mercado e um mais lindo que o outro. Então se joga!!!

Deixe um comentário