Aquela cozinha charmosa e novinha, que tanto a gente quer mas não faz ideia como começar ? Se pelo revestimento sobre a pia, aquele que o marido escolheu, ou se aquela cozinha espetacular que voce ficou apaixonada quando viu na internet ? Ah!!! na verdade o que queremos é ver ela finalizada e prontinha para ser muito usada pela família.

Então vamos lá:

A cozinha é a alma da casa, e ai de quem diga o contrário. Mas para que uma cozinha funcione direito é preciso coerência na hora de projeta-la, afinal este é o ambiente mais complexo de toda a casa.

É preciso considerar as 3 funções que uma cozinha agrega: ARMAZENAMENTO (refrigerado e não refrigerado), PREPARO DO ALIMENTOS (lavagem e pré-preparo) e COCÇÃO. E tendo isso em mente, podemos dividir o espaço em:

Geladeira e armários; Bancada seca e pia; Fogão, forno e micro ondas.

O ideal dos mundos é que você possa organizar esses setores de forma triangular para manter o equilíbrio e a funcionalidade da cozinha, procurando manter a área de armazenamento o mais distante possível da área de cozimento dos alimentos que por conta do calor, pode acabar danificando o refrigerador e também estragando os alimentos. Veja na imagem abaixo, nessa cozinha conseguimos essa triangulação.

Aí voce vai dizer assim para mim: Minha cozinha é um OVO ! É verdade, hoje em dia, estão cada vez mais pequenininhas, são tão pequenas que mais parecem uns corredores. Ok ! Sendo assim a disposição desses setores devem ser em linha. Lembra também de dispor a cocção o mais longe possível do lugar de guardar os alimentos. As panelas não têm problema, podem ser guardados nos armários ao redor do fogão, mas os alimentos de jeito nenhum. Vejamos os outros formatos:

  1. Em Linha:

É a organização mais simples, e a mais usada ultimamente. Com todos os setores em uma parede, é bom colocar um balcão em cada lado dos equipamentos, menos a geladeira, que pode ter apenas de um lado, então ela ficará bem encostada na parede. Lembre-se de especificar que a geladeira abra para o lado correto.

  1. Em Linhas Paralelas:

Mantenha a cocção e o preparo na mesma linha e no lado oposto, o armazenamento. A distancia entre os balcões deve ser no mínimo de 0,90m, no caso de apenas 1 pessoa trabalhando, para duas pessoas, tem que ser no mínimo 1,20m. Esse layout não é recomendado caso a cozinha também sirva de passagem para outros cômodos.

  1. EM ‘L’ ou em ‘U’:

Nesses layouts, as zonas são distribuídas ao longo de duas ou três paredes. Funciona bem para pequenos e grandes espaços e ainda dá para

incluir um balcão para as refeições.

  1. Em ilha:

De todos os layouts possíveis, este é o que mais permite interagir com amigos e família. Dependendo da preferencia, a ilha pode ser apenas um balcão de refeições, ou para o preparo de alimentos, ou ainda a cocção. Mas para isso o espaço tem que ser grande, pois as pessoas precisam circular pela cozinha, então as distancias entre os balcões tem que atender o mínimo para 2 pessoas.

É bom lembrar que para a bancada onde fica a pia, tem que ter uma profundidade mínima de 0,60m de área útil. Para os apoios e bancadas secas, pode ser de 0,50. Atente sempre para as especificações dos eletrodomésticos que pretende comprar, cada fabricante tem dimensões diferentes.

Mas se ainda tiver na dúvida como pode resolver sua cozinha, podemos te ajudar. Confira no www.arquitetaindica.com.br !!!!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.