Estilo Montessoriano

O conceito por trás da cama de casinha!!

Criado pela educadora e médica italiana Maria Montessori no inicio do século XX, este conceito nunca esteve tão atual. Trata-se de um conjunto de teorias, práticas e matérias didáticos criados para libertar a verdadeira natureza do indivíduo desde o seu desenvolvimento.

Baseia-se em 6 pilares: Autoeducação (capacidade de aprender sozinha), educação cósmica (transmissão do conhecimento), educação como ciência, ambiente preparado, adulto preparado(em harmonia com a criança) e criança equilibrada (estado emocional e psicológico em estado de graça). Todos os princípios devem funcionar em união para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada.

Em termos de design a proposta é um ambiente de aprendizado criativo e independente, que estimule os pequenos a serem livres para expressar e desenvolver suas capacidades com autonomia de forma espontânea e saudável.

Mas como que podemos colocar isso em prática?! Se liga nessas dicas!!!

Segunda a linha, o ambiente deve ser adaptado a maneira em que eles enxergam o mundo. Tudo na altura deles para que eles possam agir sozinhos, seguindo seus instintos.

Camas no chão!!! Isso mesmo, assim eles podem deitar e levantar quando quiserem. O colchão não precisa ficar no chão, pode ter um estrado, ou uma caminha mesmo, mas desde que fique na altura da criança e que ela tenha liberdade. É importante colocar várias almofadas para que na hora do soninho eles fiquem seguros.

  • Espelhos fixados a parede na altura deles. Bebês adoram ver o rosto das pessoas , e poder ele próprio se olhar no espelho faz com que se reconheçam como indivíduos desde bem pequeninos. Eles assimilam as próprias feições e identificam os sentimento de cada uma delas.
  • Brinquedos ao alcance das mãos para que peguem e brinquem a vontade, e também guardem–os exercitando o senso de organização e responsabilidade com seus pertences. Deixe a estante organizada e com poucos brinquedos, a dica é fazer um rodízio para que saiba com o que está brincando.
  • Leitura acessível!!! É primordial a educação infantil os livros, por tanto deixe-os a mão para estimular a leitura.
  • Barra de apoio para que se levantem com facilidade e comecem a dar os primeiros passos sozinhas no próprio tempo.
  • Tapetes são uma excelente alternativa para que os pequenos explorem livremente os quarto deles, sem que os pais se preocupem com o chão gelado. Lembre-se de optar por tapetes de fibra, antialérgico e mantenha-os sempre limpos para evitar problemas respiratórios.

Segurança em primeiro lugar!! Evite objetos pontiagudos, tomadas expostas, móveis com quinas vivas ou com rodinhas: eles podem usa-lo de escada para subir em cômodas ou poltronas, afinal, queremos que eles sejam livres exploradores mas de forma segura. Entre em contato com a gente que te ajudamos a montar o espaço ideal para seu pequeno!!

Deixe um comentário