Montessori

Bem, meus 3 filhos estudaram em escola Montessoriana, eu conheço muito bem. É uma teoria aplicada e baseada nos estudos de Maria Montessori, médica italiana, que iniciou um trabalho com crianças especiais.

Ela observou que a maneira que se dispunha o ambiente para crianças especiais fazia com que elas ficassem com muito mais autonomia. Então, quando ela trabalhou com crianças sem comprometimento algum, quis fazer o mesmo experimento e obteve um grande sucesso, dando o nome ao método e criando a Casa Dei Bambini.

A criança é o centro do universo dentro do seu espaço, ela deve descobrir tudo dentro dele, os objetos devem ser atraentes e organizados, não há regras, só sensações. As escolhas de brinquedos são da criança, então eles devem estar à sua altura, para que haja escolha. O objetivo é que o bebê/criança se sinta feliz, equilibrado e calmo. Tudo é proporcional ao seu tamanho, para que ele interaja normalmente e se sinta como parte do seu meio. A criança se sente respeitada e aprende a respeitar o outro também. Incentivada, aprende a tomar decisões, porque a escolha se torna mais fácil.

Quando se tem muitos brinquedos, a troca deles é uma tática boa, porque assim ela sempre vai ficar achando que é uma coisa nova.
Não devemos colocar barreiras, devemos nos preocupar com liberdade e com segurança. Cuidado com tomadas, mantenha-as cobertas com plugs.

A música e atividades sensoriais são extremamente bem-vindas, brinquedos com sons são ótimos estímulos.

O ideal é não usar berço, e colocar um colchão diretamente sobre um tatame de EVA (aquele material colorido, molinho, que se coloca no chão), desta forma a criança tem liberdade de escolha. Se for usar móbile no berço, coloque coisas bem coloridas, porém, veja que o baby não tenha acesso e possa puxar, é perigoso.

Use espelhos, é bom que eles se olhem para que vejam a diferença entre eles e a própria mãe. Criança adora se ver, é um mundo novo, cheio de descobertas.
Tudo que for colocar nas paredes, tudo mesmo (adesivos, quadros, espelhos), coloque na altura deles, afinal, tudo é para eles, o quarto é deles, o mundo é deles.

As crianças gostam de coisas novas, deixe revistas à mão e, se forem bem coloridas, é melhor ainda, mesmo que rasguem, não as limitem de forma nenhuma.

Crédito aos Sites: Pinterest | Olive´s world | Cameretta | Lovely little escape

Deixe um comentário