Ninhos de madeira

Agora vamos apresentar a você “Woods of Net” (Ninhos de Madeira), um pavilhão permanente da artista japonesa Toshiko Horiuchi Macadam, projetado em colaboração com engenheiros estruturais TIS & PARTNERS.

O pavilhão está localizado no Open-Air Museum Hakone, um museu aberto, localizado em um dos pontos turísticos mais visitados do Japão.

A artista criou uma malha de rede inteiramente feita à mão,  tudo foi projetado pensando em crianças, e a ideia é que elas se arrastassem dentro da malha, rolassem e saltassem sobre a rede. Queríamos criar um espaço que fosse suave, que não houvesse limites entre a fronteira exterior e interior. O espaço atrai muitas pessoas, parece pedacinhos de madeira de um ninho ou mesmo de uma fogueira. As crianças brincam dentro da rede e os pais se sentam ao redor para descansar.

A estrutura é composta inteiramente de madeiras, sem quaisquer peças de metal. São 320 metros cúbicos de madeira  usados e não há peças iguais entre todas as 589 pecinhas. As técnicas de execução são derivadas de milhares de anos de experiência que o japonês adquiriu nos templos de madeira japonesas, em Nara e Kyoto.

Deixe um comentário