Dicas de decoração para apartamentos pequenos

Seu primeiro apartamento é acanhado, mas a limitação de espaço jamais será motivo para não decorá-lo com bom gosto. Não se engane; existem várias dicas para deixar aconchegante seu imóvel pequeno.

Aumentar a sensação de espaço é um dos segredos. Uma solução econômica e fácil de instalar é o espelho, seu reflexo faz com que pequenos espaços pareçam maiores. Já o vidro pode ser usado nas portas transparentes, dando mais amplitude e permitindo a entrada da luz nos ambientes.

Maximize os espaços integrando ambientes diferentes. Quartos podem ser integrados com a sala, separados por divisórias ou cortinas. Outra combinação é a sala integrada com a cozinha, com uma janela passa-pratos dando um toque de praticidade.

Já para dividir ambientes como sala de jantar e living, recomendo bancos ou pufes, que não trancam a passagem e harmonicamente marcam a separação dos espaços. Fuja dos sofás de costas para a porta onde quem está sentado não consegue ver quem chega.

Ao invés de poltronas use cadeiras, que são mais leves e de fácil recolocação. Numa sala estreita, uma ou duas pequenas mesas de centro podem servir de apoio para copos, livros ou controles da televisão.

As prateleiras são estrelas no firmamento do pequeno apartamento, liberando espaço para os móveis. Aproveite os espaços inusitados como o vão debaixo de escada. Outra boa idéia é encomendar móveis sob medida, para um aproveitamento ideal dos espaços. Lembre-se que estofados de linhas retas aparentam ocupar menos área.

 

Seja minimalista, um apartamento pequeno deve ter poucos objetos decorativos e estrategicamente colocados. Evite texturas nas paredes, deixe as cores fortes para adornos, almofadas e flores. Use revestimentos leves e prefira tons neutros e claros nas paredes e no piso.

Espero que tenha gostado das dicas, um abraço, comente e volte sempre.

Este post tem 3 comentários

  1. sara abreu

    Adorei as dicas. Parabéns !!!
    bj

  2. Monica Koebsch

    parabéns pelo blog, muito bem escrito e útil. gostaria de ver uma coluna tipo ” antes e depois” ou ” certo X errado” com fotos! sucesso !!!!

Deixe um comentário