Iluminação no Banheiro

A iluminação é um ponto chave no projeto do banheiro – a luz, quando bem colocada, pode transformar até mesmo um banheiro sem janelas num local agradável e intimista.

Uma solução simples, barata e minimalista é apostar numa luminária central com luz fria. Já para obter uma luz mais próxima da luz natural do dia, misture luz incandescente (quente) com luz fluorescente (fria).

As luzes próximas do espelho devem facilitar a iluminação do rosto para a maquiagem e o barbear. A lâmpada ideal é a de luz incandescente amarela que emite luz quente e pode ser instalada no gesso (mini-spots), pendentes, ou por trás do espelho. Este tipo de lâmpada ilumina o rosto sem sombras ou interferências que distorçam a realidade. O rosto precisa ser iluminado pelos lados, nunca por cima nem por baixo.

Outra opção são as lâmpadas halógenas – nem tão brancas quanto as fluorescentes nem tão amarelas quanto as incandescentes – elas possuem luz brilhante e asseguram uma boa reprodução de cores sem provocar sombras.

Lâmpadas mini-dicróicas com filtro azul (também halógenas) dão um ar mais tranquilo ao espaço usando os conhecidos efeitos da cromoterapia.

Uma solução um pouco mais dispendiosa, porém deslumbrante, é a nova tecnologia Tensoflex. Com efeito similar ao de uma clarabóia,  é uma tela translúcida que  funciona como um difusor de luz para tetos ou painéis verticais e é  um material excelente para banheiros gerando uma bela luz natural. Saiba mais visitando o site da empresa http://www.tensoflex.com.br

Este post tem 6 comentários

  1. Rita Domingues

    Achei realmente perfeito. Obrigada!

    1. Emmilia Cardoso

      Olá Rita, que bom que você gostou, continue a nos seguir e indique o Blog para os amigos. Muito obrigada

  2. Luiz Oliveira

    Olá, tudo bem. Suas dicas são ótimas. Tô em dúvida no banheiro entre luz fria e luz quente. Estou pensando em colocar duas luzes quentes no espelho e uma luz fria no chuveiro, dentro do brindex. Isso é errado?
    Pode ligar todas as lâmpadas juntas?

    Obrigado.
    Luiz Oliveira

  3. Juliana Sá

    Procurando sobre a melhor solução para iluminação em banheiros dentre vários este blog foi o mais claro, objetivo e de melhor explicação para esta pesquisa. Obrigada. Só tenho uma dúvida e gostaria de saber se pode me responder, segue: Fiz um painel de mdf 10cm da parede onde colei o espelho e em volta deste painel/espelho utilizarei uma fita LED, (muito comum esta utilização) além desta iluminação em volta do espelho, a cima da bancada terei dois pontos com halógenas. Pesquisando encontrei várias especificações sobre a fita LED. Então, além do ponto central com um plafon com luz fluorescente e difusor leitoso, terei dois pontos de halógenas na bancada e esse espelho iluminado, mas qual modelo de LED seria melhor para este caso? Obrigada.

  4. vanessa

    gostaria receber sugestoes de luminarias sobre o espelho de banheiro

    1. Emmilia Cardoso

      Olá Vanessa, obrigada por ser comentário em minha página!
      Normalmente utilizamos como lumináras embutidas para o banheiro, o modelo No frame, onde o perfil da luminária fica inserido no limite do gesso evitando que o vapor e a umidade danifiquem o material e conservando por mais tempo a durabilidade das luminárias. Espero ter ajudado! beijinhos

Deixe um comentário