Pisos e revestimentos para parede em áreas molhadas

Olá pessoal, estou de volta depois de um tempo sem postar. Hoje vou dar algumas dicas para os pisos e revestimentos para parede em áreas molhadas. Como cozinhas e banheiros são ambientes que pedem limpeza pesada diária, a dica é apostar em materiais práticos, laváveis e resistentes. Desse grupo utilizamos os pisos menos porosos e de pouca textura, que se adequem à quantidade de gordura e aos materiais que usam cloro.

A Cozinha

Nos revestimentos da cozinha podemos usar a pintura ao invés dos tradicionais azulejos, este é um truque que eu utilizo bastante nas paredes que ficam longe do fogão, e serve para baratear o custo e dar um ar mais leve.

Você pode também empregar outros tipos de revestimentos para criar, com a ajuda da iluminação indireta, um ponto de destaque entre os armários superiores e inferiores. Boas alternativas para este pedaço da cozinha são as chapas de aço, ou então os vidros, espelhos ou pastilhas de cerâmica, ou até mesmo fibra de coco ou madeira, se você pretende dar um ar mais rústico.

No Banheiro

Seu banheiro pode ficar moderno e arrojado com uma parede revestida com os recém-lançados nanoglass ou marmoglass, que são produtos feitos de cristais de vidro, pó de mármore e agentes aglutinantes.

A cor da pare­de e do piso em banheiros não precisam ser as mesmas. Usando tonalidades neutras ou mais vibran­tes, eu gosto da brincadeira do positivo/ne­gativo, como o branco e preto.  Uma única cor idêntica no piso e na parede nos dá a sensação de continuidade, pois dis­farça os limites. Contrastes de cores ampliam o ambiente, e aí prefiro o gosto dos tons aquosos, que são as gamas dos verdes-água. Deixe tons mais fortes, texturas e brilhos para os acessórios do banheiro como as toalhas, cestos e lixeiras.

A área do boxe deve ser em azulejo, mármore, ou outro revestimento cerâmico. No restante do banheiro costumo fazer uma meia-parede com o mesmo material arrematado com um roda-meio em mármore, pinto o restante com tinta acrílica ou epóxi que resiste muito bem à umidade.

 

Quanto aos tamanhos prefiro os ladrilhos gran­des, do tipo 0,60 x 0,60 e, dependendo do banheiro,  também uma placa de 1,20 x 0,60, pois dá uma sensação de continuidade, com bem menos linhas de rejunte.  Se o banheiro for pequenino, o tamanho ideal é 0,40 x 0,40.

Porcelanatos e cerâmicas re­tificadas também tornam mínima a es­pessura da massa entre as placas, simpli­ficando a limpeza. Não recomendo a pastilha de vidro para pisos, gosto dela nas paredes, pois existem pastilhas de várias cores e tamanhos, além de ser de fácil aplicação.

Este post tem um comentário

  1. Valéria

    Gostei do piso usado na 2a foto, de cozinha, parece uma tabua corrida.Que piso é esse ?qual o preço ? onde encontrar ? Aguardo reposta, obrigada,Valeria.

Deixe um comentário