Jardinagem com as crianças

Que tal estimular as crianças a mexerem com a terra, plantar e colher?

Estimule-as criando um cantinho para que elas plantem, colham, se sujem, se divirtam com a jardinagem, criando, assim, respeito pela natureza.

Compre ferramentas e monte um local para guardar, além das ferramentas, todo o material necessário, como vasinhos, terra, sementes, adubo e mudas.

Ao comprar mudas, tome cuidado com certas plantas que podem ser tóxicas ou venenosas, produzindo alergias e até óbito, como a Comigo ninguém pode, e a Espirradeira, entre outras. Cuidado também com as folhas serrilhadas, pois produziram cortes e arranhados, como as folhas de algumas bromélias.

Depois desses cuidados para que os pequenos não se machuquem, plante flores perfumadas para estimular o olfato, plante temperos, legumes e verduras para que eles tenham o prazer de colher e depois comer o que plantaram, estimulando também o paladar. Plante árvores frutíferas que eles conheciam somente as frutas vindas de supermercados, e agora poderão colher fresquinhas no pé.

E que tal uma pequena fonte, pois o barulho da água acalma, e que criança não gosta de brincar com água?

Se tudo isso puder ser em um grande quintal, coloque caixa de areia e brinquedos perto dessa área que será só deles. Mas se você não tiver tanto espaço, tudo isso poderá ser plantado em vasos e jardineiras, inclusive algumas frutíferas, como jabuticaba, pitanga, acerola, romã e muitas outras.

Não se esqueça de colocar plaquinhas com os nomes do que semeou ou plantou para que eles reconheçam na hora de colher.

Na hora da colheita, que tal juntar os amiguinhos e transformar tudo isso numa brincadeira?

Então, mãos à obra, vamos criar este hábito saudável com seus filhos.

Deixe um comentário