Terrário: – Bora aprender sobre plantas ? 

Um mini jardim pra lá de charmoso!! – Se joga no movimento do terrário!!

Já está pra lá de comprovado que ter a natureza próxima da gente, nos proporciona bem estar, reduz o estresse agindo diretamente na pressão arterial e frequência cardíaca. Opaaa, isso eu gostei !!!

Ter por perto estes seres vivinhos nem sempre significa ter um jardim imenso que demande cuidados.

Os terrários estão cada dia mais populares, belos e práticos conquistam o coração de qualquer um. Eles também são ótimas opções para quem quer jardinar, mas falta espaço na casa porém os terrários ficam super bem num espacinho micro.

Antes de colocar a mão na massa é preciso saber que existem 2 tipos de terrários: o aberto e o fechado.

Os terrários abertos possibilitam uma variedade maior, pois as minúsculas plantinhas devem ter as mesmas necessidades de água.

As suculentas e os cactos são os mais usados nesse tipo de casamento, mas nada impede que tenham outras combinações. Nestes terrários abertos a rega tem que ser mais frequente pois a água acaba evaporando.

Nos terrários fechados, normalmente, a umidade costuma ser alta. O calor faz com que a evaporação aconteça e haja condensação nas suas paredes, aquele suorzinho que fica escorrendo como gotículas direto para o substrato = terrinha do terrário. Desta forma, esse tipo de terrário pede um tipo de planta que tolere e de preferência , goste de muita umidade como por exemplo os musguinhos e a jiboia.

Depois disto, escolha o tipo de terrário que você curta mais fazer e, considere:

  • As plantas do terrário devem ter a mesma necessidade de luz, água, fertilizante e substrato.
  • Locais bem iluminados permitem o uso de plantas com flores, já os mais sombreados e frescos são ideais para folhagens e musgos.
  • Elas devem ser adultas porém de porte final pequeno. Isso facilita a manutenção e poderemos por mais plantas com uma proporção mais harmoniosa, isso se jogue no o efeito de mini jardim.
  • Combine plantas de diferentes tamanhos, cores e alturas. Se todas as plantas forem iguais, vão parecer uma tropa de soldadinhos verdes, isto é entediante e feio.

Tendo isso em mente, vamos à escolha do recipiente. As opções são muitas, podendo ser vidro, cerâmica e alguns são feitos até dentro de lâmpadas. Sabe aquele pote que perdeu a tampa ? voce vai pensar, ih ! isto aqui não serve para nada, na..na…ni..na..não, serve sim. Isso dá samba…

Dito isto, os terrários além de lindos são sustentáveis, pois precisam de menos água, e ainda fazem uso de objetos provavelmente descartados.

Pessoal, tem ainda colares de terrários fofos, para quem não quer se desgrudar dos seus mimos e incrementar seu visual. Vamos combinar que os terrários são uma ótima pedida para presentear os amigos, né ?! Adoroooo!!!

Mas voltando a montagem do nosso minijardim a sequencia tem quer a seguinte:

Inspirem-se!!!!! Caso você queira um jardim um pouquinho maior pra sua casa, se liga nesse post que fizemos sobre Plantas para Interiores, também está muito legal! E aí ? Vamos?

Deixe um comentário