Outubro Rosa, tudo Rosa!!!

Gente…OUTUBRO ROSA CHEGOU!!! E pra quem ainda tem dúvidas sobre esse assunto, a gente esclarece.

O Outubro Rosa é um movimento popular internacional que visa conscientizar a respeito da prevenção do câncer de mama. A campanha nasceu na década de 90 nos EUA e foi aderida por todo o mundo de forma muito elegante e feminina e é simbolizada pelo laço cor de rosa lançada pela Fundação Susan G Komen for the Cure que se refere a luta contra o câncer.

Várias ações ocorrem nesse período para lembrar a mulherada de se cuidar. Inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas para sensibilizar a população, depois surgiram corridas e desfiles de moda com as sobreviventes ao câncer para arrecadar fundos para a campanha. E hoje o que mais chama atenção e ajuda na expansão do movimento é a iluminação do monumentos espalhados pelo mundo todo. Tudo fica mais charmoso cor de rosa, não é?

A partir de 1997 a campanha se tornou um marco, deu-se inicio efetivo a prevenção e diagnóstico precoce. Aqui no Rio de Janeiro, o INCA  (Instituto Nacional do Câncer) tem programação especial todo o mês de outubro. A procura por exames como mamografia aumentam em até 30% nesse mês e por isso vários hospitais abraçaram a causa, inclusive alguns hospitais particulares dão descontos nesses exames específicos.

O autoexame também é FUN-DA-MEN-TAL e não precisa marcar hora com você mesma. Mantenha seus exames em dia, e atente para os principais sinais de que alguma coisa não está certa:

Nódulo (caroço): 90% dos casos é assim que ele se manifesta, e pode ser sentido pela própria mulher através do toque. Eles podem surgir também nos gânglios linfáticos nas axilas e no pescoço (linfonodos), pois eles filtram as substancias nocivas ao nosso organismo, então eles incham e aumentam de tamanho quando algo não está certo.

-Mudanças nos seios: a pele dos seios pode ficar avermelhada, enrugada, como se fosse casca de laranja. A retração dos mamilos também é um dos sintomas.

-Secreção: Saída de um líquido com uma coloração esbranquiçada, ou amarelada e que muitas vezes libera um odor forte e desagradável.

-Perda de peso: perda de peso repentina. Emagrecer pode ser o objetivo de muitas, mas a perda de muito peso sem razões pode ser motivo de preocupação

-Cansaço: Sentir-se cansada após um dia de trabalho é normal, mas estar cansada sempre, mesmo quando nos dedicamos ao descanso e a exaustão não passar, é bom procurar um médico.

-Dores: Dor nas mamas ao apertar ou apalpar os seios. Até o sutiã incomoda.

-Sangramento: Qualquer tipo de sangramento em datas inesperadas pode ser um sinal de alerta.

Então mulheradaaa, chega de desculpas. Previna-se, mulher! Quando a doença tratada desde o inicio, as chances de cura aumentam muito mais. Não podemos nos deixar para depois. Marque seus exames periódicos, vá ao médico e cuide-se sempre!

Deixe um comentário