Natal!! Um deleite gastrônomico…e calórico!!

O final do ano vai chegando e com ele uma das datas que eu mais amo: o natal! Desde pequena, me lembro dos preparativos que a minha avó fazia… desde os enfeites da casa , até a comida. Tudo preparado com muito carinho. Hoje ele não está mais entre nós, mas a  família se reúne e faz aquela bagunça…

Mas sabe uma coisa que eu faço todos os anos?  Preparar o cardápio da festa. Sim, porque por mais que uma Tia ou a Prima Ou qualquer outro familiar  faça “aquele”prato delicioso, o jeito mais fácil de se ter uma ceia bacana e que os ingredientes conversem entre si, é justamente organizando o que cada um vai levar…assim boas dicas:

-Petiscos: espetinho de tomate cereja, folhas de majericão e cubos de queijo minas; barquetes de frango com alho poró , palitinhos de cenoura e aipo com creme de ricota misturado com gorgonzola; mix de frutas oleaginosas, pasta de  berinjela com pimentão  pão árabe ou torradas de pão integral .

– Sempre uma salada: Uma boa entrada é sempre elegante…. Aproveite que estamos em uma época boa para consumo de frutas oleaginosas e pique nozes ou castanhas ou faça uma “farofa “com esses  ingredientes, triturando-os e salpicando por cima. Mix de folhas verdes com  lascas de laranja  combinam bem com essas frutas.
– Proteína: Escolha no máximo 2 tipos de carne: lombo com abacaxi , peru com molho de laranja são boas opções.
– Acompanhamentos: Batata rústica Ou farofa de couve flor
– Sobremesa: rabanada de forno ou frutas cozidas com iogurte

Ah, sim… o que não pode faltar , é muita harmonia na sua família! Feliz natal!

Deixe um comentário