“ Qual é a sua ? “

Muito além do frango xadrez

Quem gosta de comida chinesa levanta a mão!
Para os nomes de referencia que ouvimos aqui no Brasil, tais como: rolinho primavera, frango xadrez…
E quantos já torceram o nariz (e ainda torcem), principalmente vocês que não levantaram as mãos.
O fato é que a China é rica em detalhes e rituais. Como não admirar os templos que ficam no meio da cidade cosmopolita de Hong Kong, o Buda maravilhoso do Templo de PoLinMonastery, em LantauIsland, as estátuas que representam os signos chineses no Templo de SikSik(ou Templo de Wong Tai Sin) super colorido e lindo em Kowloon.

Os incensos, as roupas, os jardins…a seda que foi inventada pelos Chineses, perto do ano de 2620 a.C. quando a Imperatriz ChinesXilingShi tomava seu chá no jardim sob uma amoreira e caiu algo dentro de sua xicara. O casulo, molhado pelo chá quente, deixou aparecer a pontinha de um filamento, e ela acreditou que aquilo poderia ser tecido e dar a roupa dos Deuses. Lenda ou não, o fato é que eles realmente inventaram a seda, produzida por diferentes larvas de borboleta, onde a mais conhecida é a Bombix Mori, ou bicho-da-seda que se alimenta da=as folhas da amoreira.
Mas não estamos aqui para falar de tecido, e sim de comida. Quero ser claro no que diz respeito à essência da alma da gastronomia chinesa. É muito maior do que podemos imaginar. Assim como os monumentos, os tecidos, os templos, a cultura, os rituais, a gastronomia também reflete a riqueza, a pureza, o protocolo, o valor (não o valor financeiro) que é dado a cada prato.
Há uma crença de que se come barata, gafanhoto, cachorro, macaco….mas isso era na época da guerra quando a escassez de alimento matava a população de fome e eles tinham que se virar com o que podiam. Claro que, com a estabilidade da economia as coisas foram mudando. Em alguns lugares, menus esquisitos são servidos como iguarias mas não é mais o prato principal.
Algumas iguarias estranhas para nós, que você pode encontrar por lá: elas crescem nas florestas no nordeste da China e são as Hashimas (uma espécie de rã):

Você pode comprar os famosos “ovos podres” que de podres não tem nada. São ovos cozidos dentro de um caldo de soja. E vendidos em feiras a ceu aberto, muito populares. Inclusive, em feiras na cidade mais cosmopolita e moderna do extremo oriente, Hong Kong.
Pouca gente sabe, mas a comida chinesa servida no Brasil não é assim, tão chinesa. Ela é adaptada para o paladar do Brasileiro. A culinária da China vai muito além, há uma tradição enorme por trás deste fogão.

A simplicidade dos ingredientes traz sabores imprevisíveis e deliciosos:

Os dim sum (cantonês) e dumplings são os mais famosos. São basicamente uns bolinhos, pasteizinhos, pãezinhos, massinhas com recheios variados. Vão de recheios de verduras a peixes. Tudo pode ser colocado dentro. Cozidos no vapor, fritos, assados, permitem uma composição de acordo com criatividade de cada um.

As sopas com macarrão: os famosos noedles, podem ser feitas com caldo de pato, legumes, gengibre e vários outros; você pode incluir cogumelos, frango, carne e encontra diversas receitas no mesmo formato.

Em minha viagem à China, li uma frase que fez muito sentido àquele período em que estive lá: “ os Chineses asseguram que comem tudo o que tem 4 patas exceto as mesas”.
Este é só o começo de uma conversa sobre a cozinha chinesa. Falaremos muito sobre este assunto, tenho algumas experiências interessantes a compartilhar com vocês!!!!!
Kàndàonín de dàolái

(tipo, até breve!)

Deixe um comentário