Qual é a sua ?

Filosofias Alimentares

Diante de tantas opções de regimes alimentares, percebo que muitos ainda tem dúvidas entre o que é eclético, saudável, vegano, vegetariano e crudívero.
Num resumo bem objetivo podemos dizer que:
O eclético é quem come de tudo. Não tem restrições alimentares. Não tem pré- conceitos nem crenças. Nem filosofias. Não questiona de onde veio a carne, o coelho, avestruz, jacaré ou seja que bicho for, que ele come naquele momento. Não prefere peixe, ou frango. Prefere o que é bom, bem feito e apetitoso. Pode ter preferências por sabor, mas é aberto a diversos temperos e culturas gastronômicas;

O veganismo se dá principalmente por uma alimentação que não carrega DNA animal. Mas não é simplesmente abolir a carne das refeições. É cortar também tudo o que provem dos animais, como embutidos, ovos, leite, couro, lä… ou qualquer coisa que promova o sofrimento de um animal e não permita que ele tenha uma vida de acordo com sua natureza. O veganismo é, acima de tudo, uma filosofia de vida e não somente uma dieta em favor dos bichinhos. Você passa diante de um churrasco como se ele fosse um holograma e cai em profundo êxtase na bacia de alface.
É possível ? sim! É possível viver no mundo dos veganos. Você encontra pratos deliciosos feitos com massa de arroz, cogumelos frescos, requeijão a base de castanhas, produtos sem glúten, queijos sem derivação animal, e toda a variedade de ingredientes. Engana-se quem pensa que o vegano só come mato!

O vegetarianismo, também é uma dieta a base de vegetais. Ele foi o precursor do veganismo. Mas ainda há vegetarianos que consomem laticínios, ovos e leite.

O crudivorismo é uma alimentação baseada como diz o nome, em tudo o que é cru tais como: frutas, vegetais, sementes. Não consome nada animal.
Conheci um taxista crudívero, que me deu uma receita de sorvete de banana, que eu, um carnívoro fervoroso, doceiro lírico, com metade do sangue espanhol e outra metade italiano correndo na veia, me rendi e aprovei:
– 12 bananas muito maduras (quando já está com a casca escura)
– 5 tâmaras secas (hidratadas com agua por 30 minutos antes de usar)
Modo de preparo: corte a banana em rodelinhas e leve ao congelador por 4 horas. Retire e deixe descansar por 5 minutos. Comece a soltar os pedaços congelados. Coloque a banana com as tâmaras (já hidratadas e escorridas) no processador até ficarem com consistência de sorvete. Sirva a seguir. Se quiser, pode decorar com uma folhinha de hortelã.
Não soa bom, isso?

Já a cozinha saudável não traz todas as restrições das cozinhas acima, mas apresenta outras formas de processar os alimentes, usando gorduras saudáveis, menos níveis de sal e açúcar, opção por alimentos mais nutritivos e menos calóricos. Vai ter o arroz, a massa, a carne. Mas serão em quantidades reduzidas e serão em formas de cocção diferenciadas. A opção será um queijo magro ao invés do amarelo. É comum na cozinha saudável a escolha da sobremesa ser uma fruta. Mas não quer dizer que um apaixonado por pudim de leite não possa come-lo em algum momento. (ah, vá! Quem resiste ?) Os mais rigorosos conseguem aliar a cozinha saudável com uma vida de atividade física intensa, e sem consumo de bebida alcoólica, que a meu entendimento seria o equilíbrio ideal.
Importante saber também que há uma diferença entre um produto natural e um produto orgânico. Orgânicos, são os alimentos cultivados em terras sem fertilizantes, agrotóxicos, hormônios, pesticidas entre outras injeções sintéticas; todos os fertilizantes que alimentam o solo, são naturais; recebe uma fiscalização do órgão responsável, no caso do Brasil a ANVISA, para certificar que foi cultivado sem aditivo químico.

Os produtos naturais, não são necessariamente cultivados como os orgânicos. Mas um bom exemplo é o suco de laranja. Uma laranja pode ter sido cultivada com fertilizantes sintéticos, hormônios de crescimento artificiais, entre outras práticas não orgânicas e ainda assim, se você tomar um suco desta laranja, estará consumindo um produto natural. Outro bom exemplo, é o leite: o leite pasteurizado não é orgânico porem, é natural. Porque ele passa por um processo de elevação de temperatura para eliminar qualquer bactéria mas, deixa de ser orgânico a partir do momento que é pasteurizado.
Orgânico ou natural, ambos possuem nutrientes específicos para equilibrar a dieta necessária ao corpo humano. Entretanto ter uma alimentação baseada somente em orgânicos, ou somente em produtos naturais, não significa que você terá todos os nutrientes que precisa. Eles são complementares.
Qual é a sua ?

Seja qual for a dieta que você escolher, consulte seu médico, faça a transição gradualmente e escute seu corpo! Em qualquer uma delas, beba muita agua, regule suas horas de sono e pratique exercícios físicos.

Até breve muchachos!
Léo Prieto

Este post tem um comentário

  1. Adriana Canton

    Doreeei!!! realmente a gastronomia hoje é cheia de informações e curvas, valeu Chef !

Deixe um comentário