Que tal começar o ano economizando ?
Pois é, e a palavra SUSTENTABILIDADE é muito bem-vinda.
O meio ambiente é tema recorrente em projetos arquitetônicos, e a sustentabilidade passou a ser prioritária para o escritório Aedas Architects, criador das Torres Al Bahr em Abu Dhabi, Emirados Árabes, dois edifícios comerciais cobertos por uma proteção que impede que os raios solares incidam diretamente sobre os escritórios.
Foto 1A fachada dos prédios conta com diversos painéis triangulares feitos de fibra de vidro, programados por um computador central para responder ao movimento do sol, que se fecham durante a noite e voltam a abrir pela manhã. Estima-se que a tecnologia reduza os raios solares em mais de 50%, minimizando a necessidade do uso de aparelhos de ar-condicionado.

As torres têm 25 andares, com um design superarrojado e com diversos conceitos sustentáveis. Além da prioridade pelo uso de vidro, para permitir a entrada de luminosidade natural, os telhados foram equipados com placas fotovoltáticas, sendo capazes de gerar aproximadamente 5% de energia necessária para abastecer toda a estrutura.

Dentro das construções, na escolha dos tipos de materiais da obra, com reaproveitamento, de acabamento, e de mobiliário, são itens  importantes. Por exemplo, o uso de fibras naturais  se tornou a vedete no quesito sustentabilidade.

 

Na arquitetura, existem exemplos informais de materiais que podem ser reaproveitáveis para outros fins: embalagens de leite podem ser usadas na fabricação de telhas, iluminação solar, garrafas pet podem fazer parte de um aquecedor solar, tampinhas de pet são reaproveitadas para a execução de artesanato, móveis feitos a partir de troncos abandonados pelo mato.

IMG_3947 Captura de Tela 2016-01-06 a?s 20.34.35

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São ideias criadas por pessoas comuns, temos que exercer uma arquitetura consciente, sempre em linha com a natureza.

O que vem a ser LEED ?

É um Certificação de Avaliação Ambiental

No Brasil, o atestado de boa conduta ambiental e social mais difundido é a Certificação LEED do USGreen Building Council (GBC) [Conselho Norte Americano de Prédios Verdes]

Como economizar água e energia ?

Luminárias de LED

Automação

Torneira e válvulas economizadoras com sensor de presença

E o que é energia Eólica ?

Energia que provém do vento, atualmente utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores – grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou de um moinho.  Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. FOTO3

FOTO 3

E o conforto termo acústico ?

Uso de Vidros

Forros

Painéis de Ecoplacas, veja no site: http://ecoplaca.com.br/sustentabilidade/

Jardins Verticais, veja no site: http://www.marisalima.com.br

Qualidade interna do ar

Resina ECOPISO, veja no site: http://www.idhea.com.br/resinas_ecopiso.asp

Tinta natural

E as Madeiras ?

Madeira Teca

Madeira de Demolição

Bambu

Tecidos e Fibras Sustentáveis

Biofuton

Comércio solidário e consumo consciente

Papel Artesanal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.