Treinamento Funcional?

Apesar das várias modalidades de exercícios físicos existentes, o treinamento funcional tem se destacado como uma prática regular. E vem ganhando cada vez mais espaço nas academias e na praias do Rio de Janeiro.

Esta modalidade de treinamento em academias passou de uma simples curiosidade para se confirmar como o treinamento da vez, pois todo mundo quer conhecer. Tornou-se mais difundido nas praias pela facilidade de adaptação ao meio e pelo contato direto com a natureza, afinal, temos aqui no Rio praias e parques exuberantes.

Existe muita confusão em relação à definição do termo, pois há inúmeras diferenças entre os autores literários, entre os profissionais da área e, além disto, as pessoas que se dizem entendidas sobre o assunto (praticantes e blogueiros).

Afinal de contas, o que é Treinamento Funcional?

O treinamento funcional pode ser definido como um treinamento físico que será capaz de desenvolver ou melhorar uma função ou habilidade física específica em cada indivíduo, que deve ser previamente avaliado através de testes físicos e funcionais que apontarão o que deve ser treinado. Ex.: capacidade cardiorrespiratória, muscular, flexibilidade etc. Atualmente, salvo raras exceções, os treinamentos realizados na praia tendem a exercitar algumas capacidades físicas que nem sempre são funcionais aos praticantes. Principalmente para os sedentários, pois as atividades realizadas na areia alteram algumas funções musculares específicas, que devem ser previamente avaliadas e reavaliadas. Tornando, assim, a adaptação ao meio a fase mais importante do treinamento.

Apesar de tudo, o treinamento funcional é uma excelente ferramenta para melhorar seu condicionamento físico, desde que seja orientado por um profissional que entenda do assunto e que esteja preparado para avaliar e prescrever os exercícios individuais e em grupo.

Aproveite essas informações e procure um profissional habilitado para iniciar as suas atividades.

Professor Especialista Alan Roger
professor.alanroger@hotmail.com

Este post tem 2 comentários

  1. ana cristina

    Adorei!!!

    1. Emmilia Cardoso

      Então Ana, caso queira saber mais um pouquinho sobre o treinamento fale com o Professor Alan por email.
      Beijos e volte sempre
      Emmilia

Deixe um comentário