Vamos nos programar para ir para Sampa ?

Para que gosta de se programar, a boa notícia para nós, arquitetos, neste ano de 2016, é que teremos três grandes eventos já confirmados em São Paulo.

  • Bienal Internacional de Arquitetura
  • Exposição Latin America in Construction: Architecture 1955-1980
  • Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo

A Bienal Internacional de Arquitetura, em sua 11º edição, deve abrir no mês de maio.

A exposição Latin America in Construction: Architecture 1955-1980, que foi realizada no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). Trata-se de uma mostra sobre arquitetura latinoamericana, vai ser na Oca do Parque do Ibirapuera. Soube que teremos trabalhos dos nossos competentes arquitetos Lucio Costa, Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi.

Ainda no Parque do Ibirapuera acontecerá a Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo, prevista para o segundo semestre de 2016, sob o comando dos arquitetos espanhóis Ángela García de Paredes e Ignacio García Pedrosa.

É muito bom ter três exposições tão interessantes em um único ano, é de grande expectativa, principalmente a Bienal Internacional. Segundo o arquiteto Haroldo Pinheiro, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), “todos esses eventos contribuem para a própria formação dos arquitetos”. “Também precisamos frisar a importância desses espaços em que jovens arquitetos têm a oportunidade de se aproximar e conviver por alguns dias com profissionais de projeção. Tudo isso enriquece muito a nossa área.”
Haroldo avalia que eventos assim fazem com que a sociedade em geral também entenda o “papel óbvio” dos arquitetos para o desenvolvimento das cidades. “Esperamos discutir e buscar soluções para questões de habitação, transporte, mobilidade…”, pontua.

Uma curiosidade, aliás: na exposição do MoMA há um histórico do concurso que elegeu o projeto para o Edifício Peugeot, de Buenos Aires, vencido há mais de cinco décadas pelo escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos.

Segundo o arquiteto Fábio Faria, do Estúdio 41, “as Bienais têm papel importantíssimo para os profissionais de arquitetura terem maior contato com o que tem sido projetado (e pensado) no Brasil e lá fora, material que, por vezes, só temos acesso através de revistas ou internet. Abrem-se espaços de observação, reflexão e debate, promovendo o enriquecimento da produção arquitetônica. Além do mais, estas mostras recebem grande visitação do público leigo, que poderá repensar a qualidade da arquitetura que tem sido ofertada e consumida nos últimos tempos em nossas cidades.”

Este post tem um comentário

  1. jessica

    Boa noite ,
    Tem as datas certas da bienal ou link , para me informar melhor … Será, que ainda dá para publicar trabalho ?? Gostaria muito de saber mais informções…

Deixe um comentário