Falar de Oki Sato é se perder nos seus inúmeros projetos. Há 10 anos ele montou o Studio Nendo, um estúdio de design com sede em Tóquio, e que trabalha com projetos de arquitetura, design de interiores, design de móveis e também com design gráfico. Atualmente, está trabalhando em quase 400 projetos. Oki se compara a um pião em constante movimento e a um peixe que morreria se não se mantivesse nadando.
Na EXPO 2015 de Milão, o Pavilhão do Japão foi projetado por ele e arrasou. O tema foi “Alimentar o Planeta, Energia para a Vida”. Os produtos incluíam utensílios de mesa e cozinha, e estavam centrados em torno do conceito “Comida”. Havia um espaço em uma galeria em que uma longa mesa de jantar preta, com 24 cadeiras dispostas de forma alongada, era o que mais chamava atenção. A mesa e as cadeiras aumentavam gradualmente em tamanho. O resultado final foi um espaço de exposição exclusivamente conceitual, que permitiu que o espectador visse todos os produtos de vários ângulos e distâncias.
Oki Sato contou sobre seu projeto para a Camper, uma empresa de sapatos: “Estou trabalhando com a Camper há alguns anos nas pequenas lojas de varejo, e o primeiro conceito foi o dos sapatos caminhando pelas paredes, como se demonstrassem por si só que os sapatos Camper não são feitos para corrida ou para luxo, mas sim para se desfrutar ou apenas caminhar”.
Alguns meses atrás, a Camper me pediu uma solução para as lojas com pé-direito alto, pois seu produto é bem pequeno e eles não sabiam como utilizar esse pé-direito alto. Então, antes de eles utilizarem algum desenho gráfico nas paredes, porque elas pareciam vazias, e ainda ajustarem o som, pois a acústica não era muito confortável, porque o som rebatia, por conta do pé-direito alto…. tive a ideia de preencher os espaços com sapatos brancos de plástico. Basicamente são sapatos de mentira e você precisa procurar pelos sapatos de verdade. O que acontece é que o produto fica bastante destacado, com as cores e formatos criando um contraste. A acústica também fica mais confortável, pois o som é absorvido pelas peças de plástico.