Sabe aquela célebre perguntinha: D. Ana, o que é para fazer hoje?
Essa é uma das grandes dificuldades que eu observo em meus pacientes na hora de seguir uma alimentação balanceada, é a dificuldade de montar um cardápio…A palavra organização é fundamental, para que você sincronize todas as suas atividades e insira de vez, a organização da sua comida como prioridade… portanto vou te ajudar nessa jornada…
1. Organize sua lista de materiais que tem em casa. Verifique prazo de validade e coloque os alimentos com prazo mais curto de maneira que o acesso seja mais fácil.
2. Faça uma lista fixa de alimentos consumidos de rotina em seu computador ou baixe um app que já tenha uma pronta. Assim , você organiza sua lista mais rápido , sem esquecer de nenhum alimento.
3. Liste as receitas que te agradam.
4. Monte o cardápio com todas as refeições que você irá consumir.
5. Se você mora sozinho (a), o mesmo alimento deve servir para preparações diferentes… Assim, você não fica repetindo a comida vários dias …ex: salada de brócolis com couve flor e alface + Frango grelhado com cebola + arroz integral. À noite, transforme o brócolis e a couve flor em sopa e adicione o Frango grelhado desfiado.
6. Procure trocar alimentos refinados ou menos saudáveis por opções mais adequadas,como por exemplo, trocar a farinha branca por integral, no caso de pães , massas e outros produtos de panificação.
E para te dar aquele empurrãozinho de vez, segue uma sugestão de cardápio para 1 semana. E me conta como colocar essa experiência em prática!