As malditas manchinhas pretas e a tinta estufada que demonstram no ato que ali tem água e que algo está errado. Para ver suas paredes sempre lisinhas a impermeabilização precisa ser perfeita. Caso contrário, é como enxugar gelo – você conserta e logo estufa de novo.
Tanto para casas ou apartamentos a dica-mãe é: em hipótese alguma faça o reboco com areia saibrosa. Também chamada simplesmente de saibro, é um tipo de areia argilosa, bem clarinha e constantemente úmida. Misturar isso ao cimento é uma técnica antiga e infelizmente popular para fazer o cimento “dar liga” e grudar melhor na alvenaria.
O problema é que a areia saibrosa é rica em compostos orgânicos que um dia simplesmente apodrecem. É fácil concluir então que uma parede rebocada com saibro inevitavelmente vai apodrecer e mofar.
Em Casas:
- Na construção de uma casa nova devemos ter atenção com a impermeabilização da infra-estrutura – sapatas e baldrames. Tudo deve ser impermeabilizado com aditivos próprios e isso é muito importante porque ajuda a proteger as ferragens e evita que a umidade suba para as paredes.
- A colocação de dreno ao longo das paredes também ajuda na captação de água, minimizando os problemas.
Em Apartamentos:
- No banheiro, e principalmente no box, a deficiência na fixação dos ralos costuma ser a vilã. Se o encontro do ralo com a laje não for vedado corretamente, a água penetrará no piso pelos vãos.
- A falta de caimento do piso nos banheiros e varandas é culpada usual da infiltração. É imprescindível o desnível de 1% entre os cantos da parede na direção dos ralos para o escoamento da água.
- Tubulações de PVC devem ser lixadas antes da aplicação dos produtos para impermeabilização para a perfeita aderência entre eles.
- A vedação com manta asfáltica deve alcançar no mínimo 30 centímetros de altura nas paredes para protegê-las.
- Enfim, lembre-se de checar uma a uma as possibilidades da infiltração. Ataque-as uma por vez com um intervalo de tempo, para se ter certeza que o problema foi solucionado definitivamente.
Passos para a impermeabilização:
- Descascar o reboco até chegar ao tijolo
- Chapiscar com a massa preparada na seguinte proporção (1 parte de cimento + 3 partes de areia lavada bem peneirada mais a água adicionada com aditivos com impermeabilizantes na quantidade especificada pelo fabricante. a)Uma alternativa ao chapisco convencional é uma massa pronta com impermeabilizante disponível no mercado. A espessura da massa é de 1 a 2 cm.
- Aguardar a cura por 30 dias.
Pintura
-
- Aplicar a 1ª demão com um Fundo Preparador de Paredes – uma base solvente – diluída a 200% (1 parte de fundo para 2 de aguarrás). Deixe secar.
- Aplicar a 2ª demão com o Fundo, diluído a 100% (1 parte de fundo para 1 parte de aguarrás). Deixe secar
- Se houver necessidade, corrigir as pequenas imperfeições com massa acrílica.
- Aplicar o Fundo Preparador diluído a 100% onde foi executada a correção com a massa acrílica.
- Aplicar a tinta no acabamento com a cor escolhida.
Boa noite,
Primeiramente obrigado pelos esclarecimentos,
Sobre o saibro, preciso rebocar algumas paredes internas da minha casa. Como foram rebocadas com saibro na epoco, posso descasca-las ate o tijolo e rebocalas novamente com gesso diretamente por sereminternas?
Muito Obrigado
Excelente, esclarecedora e instrutiva matéria sobre impermeabilização de paredes. Parabéns!