abr
06

As escadas escondem situações ou elementos e surpreendem sua vida.

Escadas não apenas te levam do ponto A ao ponto B, elas moldam seus movimentos e sentimentos.

Objetos cotidianos devem ser perfeitamente projetados, pois eles mudam o mundo ao seu redor, testemunham a historia, e os movimentos das escadas.

O cálculo de escadas gera muitas dúvidas em todos os profissionais. Entretanto, a partir do momento que entende-se o procedimento de cálculo fica muito fácil. E você pode calcular qualquer escada, independente do tipo.

Elementos que compõem uma escada:

  • Piso: P” São os contatos dos seus pés, são conhecidos também como degraus da escada;
  • Espelho: É a superfície vertical entre um piso (degrau) e outro. É o local aonde batemos com a ponta do nosso pé ao subir uma escada;
  • Patamar: é a paradinha que a gente dá entre um lance e outro, mais alongada que os pisos (degraus). Servem como descanso ao subir uma escada que vence uma grandes alturas piso a piso. Nem toda escada possui patamar. Escadas que vencem alturas a partir de 2,90m devem possuir patamar intermediário.
  • Guarda-corpo: é o elemento vertical ao longo das escadas que serve de proteção para que as pessoas não caiam da escada;
  • Corrimão: é um elemento presente no guarda-corpo e serve para as pessoas apoiarem as mãos ao subir ou descer uma escada, é fundamental para idosos, e pessoas com limitações.

“A soma de dois espelhos mais um piso é maior que 63cm e menor que 64cm.”

Quem falou isto ? Um francês chamado François Blondel foi diplomata, professor, militar, matemático e arquiteto, claro !!

Sabe aquela escada que você sobe e parece que está escalando? Quando você termina de subir você está cansado como os idosos …..E aquela escada que você sobe (ou desce) parece que está embolando os pés, uma sensação esquisita que tem algo errado com a escada…Muito provavelmente esses dois modelos de escada não seguem a famosa Fórmula de Blondel. Essa fórmula que é a responsável pelo conforto de uma escada, estabelece uma relação perfeita entre as dimensões do piso e do espelho de uma escada.

Este senhor criou e provou que a formula dava uma estética e delicadeza às escadas, então para se calcular uma escada com conforto é só usar Fórmula de Blondel: 2E + P = +/- 64cm

É uma relação entre o tamanho do piso e do espelho da escada.

O piso de uma escada comum varia entre 25 a 30cm e o espelho entre 16 a 18cm. Vejam a fórmula e um exemplo abaixo:

onde:

E = espelho

P = piso

Assim, se uma escada terá um piso = 28cm (mínimo exigido pelo Corpo de Bombeiros), qual será o seu espelho?

2E + 28 = 64

2E = 64 – 28

2E = 36

E = 18cm

Ou seja, o espelho (E) da escada será de 18cm.

Essa foi a primeira etapa, nela definimos que a escada do exemplo terá um Piso (P) = 28cm e um Espelho (E) = 18cm.

Guarde esses valores porque vamos utilizá-los na próxima etapa.

Os pisos (P) das escadas variam de 25cm a 50cm. As escadas comuns tem pisos entre 25cm e 30cm. O Corpo de Bombeiros geralmente indica um piso de 28cm no mínimo.

Cálculo de escadas: a quantidade de pisos e espelhos

Agora vamos determinar quantos pisos e quantos espelhos terá a nossa escada, a partir da Altura vertical que temos que vencer do primeiro para o segundo pavimento, tudo certo ?

Executado!!

Por exemplo, se a casa da Maria tem uma Altura (H) = 2,88cm, está a diferença que voce precisa para alcançar até o 20 andar, qual espelhos a gente vai ter ?

Então vamos lá , número de espelhos:

Voce precisa dividir aquela altura de 2,88 pelo numero dos espelhos que a gente escolher pela aquela formula do Dr. Blondel.

Espelhos = 2,88 (altura entre os andares) / 18 (altura que escolhemos para o espelho ficar confortável) = 16 (Resultado da quantidade de espelhos que vamos ter) Fácil né ?

Ou seja, a escada terá 16 espelhos com 18cm de altura cada um (eles tem que ser iguaizinhos).

Piso a Piso é a distância vertical do piso do primeiro pavimento ao piso do segundo pavimento. Não é o pé-direito. Pé direito é a distância de piso a laje.

Número de pisos:

Se o número de espelhos da nossa escada é 16, quantos pisos serão ? 15.

Sabe porquê? A quantidade de pisos é sempre o numero de espelhos menos 1.

Então, a escada terá 15 pisos (degraus) com 28cm de comprimento.

Resumo sobre o cálculo de escadas:

Para chegar lá no segundo andar com muito conforto, sua escada vai ter.

* 15 pisos com 28cm de comprimento;

* 16 espelhos com 18cm de altura;

Como exemplo:

Largura das escadas

A largura mínima de uma escada de uma edificação residencial unifamiliar, deve ser de 80 cm.

A escada de exemplo está com 100 cm de largura, repare na imagem acima.

A largura de escadas de edificações comerciais e residenciais multi- familiares (prédios) devem ser calculadas de acordo com a legislação do Corpo de Bombeiros de cada Estado brasileiro, geralmente 120 cm.

Nosso projeto!!

Executado!!

Esse é um tema mais complicado de absorver as informações, mas com atenção e treino fica fácil calcular qualquer tipo de escada.

Se você acertou, maravilha e se não entendeu, liga para cá que a gente te ajuda a calcular !!!

Deixe seu comentário