O que é preciso para construir um box cross fit!?

Criado pelo ex-ginasta Greg Glassman, o Cross Fit teve inicio em 2000. Com Poliomielite desde criança, Greg passou por diversas academias, mas nunca esteve satisfeito com os métodos aplicados nestes estabelecimentos. Motivado pela insatisfação, começou a desenvolver uma serie de exercícios que em conjunto, seriam os princípios do Cross Fit.

O Cross Fit é um método de treinamento composto por exercícios funcionais, de alta intensidade com foco em desenvolver o condicionamento físico. Conforme as vantagens do Cross Fit foram descobertas comparada aos métodos tradicionais, este esporte tem se tornado uma filosofia de vida.

A fim de otimizar a sua busca estabeleça requisitos condicionantes para o imóvel que sediará seu box:

  • Pé direito duplo
  • Piso reforçado (ideal: 8cm de concreto resinado), que atende com eficiência o uso de anilhas duras e pisos de borracha com baixa absorção de impacto. Por se tratar de um esporte que está diretamente relacionado com força e com o peso. O melhor piso para o CrossFit é o piso emborrachado. Este tipo de piso, além de suportar o peso de todos os aparelhos, ainda é capaz de absorver altos impactos. Além disso, o piso de borracha garante a segurança dos praticantes, uma vez que as chances de escorregar são menores.
  • Espaço amplo, se possível com pilares nas extremidades. A versatilidade e funcionalidade dos exercícios combinam áreas livres. Caso o imóvel escolhido possua pilares na área central, utilize-os a seu favor, delimitando áreas de treinamento dos atletas
  • Certifique-se que o barulho e o impacto das barras e anilhas, além da música alta, não se tornarão um grande problema para os vizinhos.
  • A iluminação deve ser forte e branca, durante a prática, os alunos precisam da percepção clara do espaço.
  • É importante que as paredes sejam em alvenaria até o teto em blocretes de concreto para a fixação das barras metálicas.
  • No CrossFit não há Espelhos para não tirar o foco e distrair o atleta.

Levando em consideração que o Plano diretor possui algumas exigências com relação a estabelecimentos comerciais, como taxa de permeabilidade, afastamento frontal mínimo, é de suma importância contratar um arquiteto E urbanista. Pode parecer óbvio, mas não é prioridade de muitos proprietários. Um Arquiteto pode ser muito importante na escolha de um imóvel  além de garantir a compra do material adequado e na quantidade certa,  o que evita desperdício e resulta em economia no custo final da obra. Além disso, para uma construção do zero, será necessário um projeto legal, aprovação dos órgãos na prefeitura e outros órgãos competentes, além da emissão do alvará de construção E A RRT.

http://www.dicasdetreino.com.br/o-que-e-o-crossfit-e-sua-historia/
https://www.pood.com.br/blog/local-ideal/
http://abraseubox.com.br/blog/arquitetura-obra-do-box/#
http://www.aubicon.com.br/informacoes/piso-crossfit/

Deixe um comentário