As cores nos seus ambientes.

O processo de escolha das cores é como fazer uma administração nos nossos desejos e fraquezas. E como usá-las ? São duas vibes, você pode querer: ter uma casa CONVIDATIVA ou uma casa RECONFORTANTE.

A cor tem um papel bem importante no nosso cantinho e como nós nos sentimos neste espaço? Fundamentalmente somos os responsáveis de como influenciamos a nossa “PERSONA” com as cores. De acordo com o nosso mood a casa pode ter cores que são literalmente a nossa “CARA”.

Se voce faz o tipo AFETUOSO, a nossa casa é focada em qualidade, somos PERSONAS conscienciosas, sensatas e pensativas. E o que quer dizer isto ? A casa é aberta para amigos, é convidativa, é lúdica e é ali que a gente fala, “Minha casa é o meu abrigo” e a pesquisa indica que cores cinza, azulados escuros, rosas secos são as cores de quem gosta de receber.

Agora se voce faz o tipo PERSONA ABERTA, ah! com certeza sua casa vai ser inclusiva, otimista, colaborativa e sobretudo acolhedora. E se voce tem esta persona vá para os tons beges, cor de café com leite, castor, amarelos mostarda e tons terrosos.

Quando as cores são utilizadas com conhecimento e cuidado, elas podem aumentar visual, alterar as proporções, darem a sensação de maior ou menor altura e a senha para isto tudo : serem um fator de RELAXAMENTO OU EXCITAÇÃO, gente e isto não é o máximo ?

À medida que a gente começa a explorar e entender os efeitos das cores, elas se tornarão a base de uma rica gama de efeitos que podemos utilizar de acordo com o espaço que temos.

É o que tem para hoje ? Claro que não vamos seguir com a corda toda e fertilizar algumas regrinhas tops !!!

  • DANDO VOLUME

Se voce pensou em pintar um cômodo de uma mesma cor, se prepare este efeito aumenta seu volume visual, ou seja, aumenta seu espaço. Ambientes pequenos parecem ser maiores ou mais íntimos, dependendo das escolhas de cor.

A abordagem funciona também em situações nas quais está envolvida uma sequência de espaços conectados pela mesma cor ou em tons parecidos, uau esta é uma maneira de mostrar que os ambientes tem uma profundidade imensa.

  • NOS DOIS SENTIDOS

As cores podem ser utilizadas para fazer uma conexão de espaços, como no caso de uma sala com uma altura (pé-direito) grande. Pintar uma parede na mesma cor pode fazer que seus olhinhos caminhem do alto à baixo do ambiente e veja que por conta deste truque alguns elementos se destacam de verdade nesta parede, por exemplo uma luminária, uma obra de arte, um móvel ou mesmo os adornos deste móvel.

O uso de uma única cor também tem seus truques, normalmente em lugares que tem mezanino, e com esta única cor a impressão que se tem é que as paredes verticais pareçam mais próximas ou mais afastadas.

  • MOLDURAS, PORTAS E RODA-TETOS

Destaque aqueles elementos de que tem importância em um projeto, como molduras de portas e paredes, roda-tetos, e o que mais possa chamar a sua atenção, vá fundo cace os aspectos sutis do seu projeto, não deixe brechas apure seu faro e nada poderá passar despercebido à primeira vista.

Destaque a cor de uma porta e veja a diferença no resultado final: uma porta vermelha em uma parede branca parecerá mais presente no recinto do que uma porta pintada da mesma cor da parede. Aliás só vai dar ela, a cor que voce escolheu vai saltar aos olhos dos seus amigos, todos viverão em harmonia felizes, ah !! Dê ouvidos à sua intuição, voce sabe que ela nunca te engana !

  • Modificando as proporções de um recinto

A cor pode mudar as proporções de um ambiente. Experimente pintar uma parede com uma cor diferente em alturas determinadas pode ser lá no alto ou lá em baixo, sim sua criatividade fervilha e suas ideias estarão alinhadas com o que há de mais moderno. Voce sabia que apenas mudar o brilho da tinta ou escurecer as partes mais altas de um cômodo são algumas das estratégias que o designer pode usar ? Isto mesmo vá anotando tudo aquilo que voce está lendo aqui, se jogue e acredite a nossa percepção de espaço está co-criando com voce um ambiente top.

É muito legal brincar com os efeitos que as cores podem proporcionar, mudanças são benéficas e mudar o ambiente é o primeiro passo para a gente ser mais feliz.

Como eu sei que voce não vai querer perder nem uma ideia, organize-se de uma forma que caiba no bolso e corra para o abraço, viva bem e aproveite a viagem das cores e da vida.

Deixe um comentário