No momento você está vendo Cozinhas e Banheiros do nosso tempo

Cozinhas e Banheiros do nosso tempo

Já sei, a gente fica eufórica com todos os assuntos que se relacionam à cozinha e banheiro, juro por Deus que quando eu entro numa cozinha maneira só tenho vontade de sair na hora de dormir ou tomar sorvete!!
Territórios do prazer, ainda mais quando a iluminação é generosa, arrumadinha e clean. Esses dois espaços há muito vêm sofrendo mudanças notáveis para atender as nossas necessidades.

Se voce é daquelas que ama conjugar o verbo integrar, chegou a sua hora. A cozinha, por exemplo, passou a fazer parte da sala, crescem os pedidos de por abaixo as paredes e transformar a área social num núcleo de convívio, em que se pode conversar, assistir TV, trabalhar e cozinhar.

Eu conjugo muito bem o verbo demolir na maior tranquilidade e quando conheço meu cliente e miro a possibilidade de integrar tudo, dou a maior força.

Quando a ideia é lidar com as panelas sem perder o contato com o pessoal na sala, o melhor recurso são as ilhas. Além de permitir que o chef cozinhe voltado para a sala de estar, esses móveis instalados no meio do ambiente facilitam a circulação, agilizando o preparo dos pratos. Tem o lado da propaganda enganosa em afirmar que o futum de gordura não passa para a sala, amore, simples assim comidas gordurosas e frituras apenas na casa do vizinho, se for aqui vai tem bate-boca, e não discuta a relação na hora de cozinhar.

Mas saiba que nem todas as cozinhas aceitam esse tipo de layout. Para ter uma ilha, é preciso contar, no mínimo com 1 metro livre em torno dela. Dessa forma, mesmo quando as portas dos eletrodomésticos (fogão e geladeira) estiverem abertas, o fluxo não será comprometido. Uma outra opção é ilha com rodízios em inox, que podem ser transferidas conforme a necessidade, inclusive seguir para a sala de jantar ou a varanda.

Banheiros

Quanto ao banheiro, uma grande pedida hoje é integrá-lo ao quarto, preservando apenas o vaso sanitário num compartimento reservado, eu tenho clientes que não abrem mão da sua intimidade e o momento é propicio para se guardar. Mas deixa isto só para o vaso sanitário, evite as possibilidades de enclausurar tudo.

Banheiros integrados geralmente são cercados por paredes de vidro. Para impedir que sua luminosidade interfira no quarto, podemos usar persianas rolôs ou contar com um sistema automático que torna opaca a superfície envidraçada por meio de comando eletrônico, chic não?

Portas de vidro jateado (vidro com uma película para tirar a transparência) também são uma ótima solução para isolar essas áreas.

E já que estamos falando de cozinhas e banheiros, vale a pena lembrar que o desenvolvimento sustentável é dever de todos nós. Que tal abastecer pias e chuveiros com água de reuso filtrada?

Essa fica pra você pensar, até a próxima. Olho no lance e se espie no espelho sem medo: Espelho, espelho meu, tem alguém mais realizada do que eu?

Deixe um comentário