Série de Estilos: Art Déco

Originalmente francês, o estilo Art – Deco surgiu na década de 20 e teve uma influencia muito forte nas artes decorativas, interiores, plástica, arquitetura e cinema, caminhando no sentido oposto à Art Nouveau.

O estilo fugiu da organicidade, da plasticidade e assimetria do movimento anterior o “Art Nouveau “ foi direcionando praticamente ao oposto. Com suas linhas retas, esferas perfeitas era um geométrico em sua essência!!

O estilo ganhou muita força a partir da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas a partir de 1925. E no Brasil, ao nível de arquitetura, podemos notar sua influência no final da década de 20 com o Elevador Lacerda, em Salvador; Viaduto do Chá em São Paulo, e na Central do Brasil no Rio de Janeiro.

Mas como a Art Déco se aplica no design de interiores ? Ela está mais presente do que você imagina.

Na época, era um movimento voltado para a burguesia, onde se prezava o luxo e a riqueza, portanto os materiais nobres como mármores, madeiras raras, peles, aço inoxidável eram muito utilizados e até hoje continuam em alta..

Tudo com muito padrão geométrico e com uso de cores marcantes, não necessariamente escura, evidenciando as linhas retas. Os metais são muito utilizados para identificar o estilo estruturando vitrais, espelhos e luminárias.

Revestimentos ousados nas paredes, misturando as formas geométricas são marca registrada do Art Déco.

Servem de fundo para um mobiliário retilíneo e robusto, mas com um design limpo.

O equilíbrio é a grande chave para tudo na vida, então inspire-se aqui com a gente, e transforme sua casa pois ela pode ser do jeito que você quiser!!!!

Deixe um comentário