Série de estilos: CLÁSSICO!!

Sofisticação e elegância são as palavras chave deste estilo que começou lá na arquitetura Greco-Romana e ganhou destaque por toda a Europa. Formada por móveis robustos, tecidos de alta qualidade e materiais que remetem ao primor, requinte e sobretudo muita classe. Se adequam super bem em grandes espaços, e nada impede de ter a exuberância do clássico apenas em pequenos detalhes.

Os mobiliários eram enormes, feitos em madeiras naturais, que inclusive estão em extinção hoje em dia como a nogueira, o mogno e a cerejeira. Eram cheios de detalhes e todos muito bem ornamentados. Seu uso nos dias atuais deve ser extremamente cuidadoso. Para não ficar exagerado e voce cair na pegadinha do excesso de tradicionalismo, fique esperto !

Cuidado para não carregar um arquivo pesado demais, neste estilo as composições flutuam nos móveis pesadões, quarto de dormir com camas com dossel, armários e mesas em cores escuras.

As cores predominantes são mais sóbrias, como o vermelho, vinho e marrom em tons mais fechados, até mesmo o preto. E como sempre, combinados com tons mais neutros, como off-white, bege e branco.

Investir em uma cortina sob medida com tecidos finos, como por exemplo, seda, e em tonalidades como vermelho, azul marinho ou dourado são ótimas para compor o ambiente que deseja seguir o estilo.

Outra pedida são os tecidos lisos, com riscas, ou texturizados. Uma boa dica também é investir em estofados com acabamento bem destacado, como as poltronas e cadeiras em capitonê ou botonê, que aliás ficam muito elegantes. Tecidos como veludo, seda, cetim são perfeitos para transmitir sofisticação, aconchego e conforto. E aplicados na parede então?! Ficam maravilhosos!! Papéis de parede com brocados (alto relevo), com estampas de arabescos também são ótima pedida!! Mas eu sempre falo, aprimore seu senso de semancol porque senão fica o over do over, too much ou mesmo D+.

Adornos, vasos e espelhos com molduras fabricadas em dourado, na tonalidade bronze ou prata também colaboram na ambientação do estilo. Qualquer escolha por um desses materiais ajudam a demonstrar aspectos como classe, luxo e nobreza no espaço.

A iluminação também se destaca demais com os lustres de estruturas em ferro, ou com cristais pendurados e visuais tipo candelabros que possuam banhos nas tonalidades de ouro ou bronze, são bons investimentos para montar a iluminação no estilo clássico.

O tapete é outro importante acessório. A escolha de um modelo em tonalidade clara é perfeita para compor espaços com cenários de cores similares. Em tons mais escuros, ajuda a reforçar ambientes mais aconchegantes. Recorrer a um tapete para a sala de estar, outro para o quarto são boas alternativas.

Compor qualquer ambiente no estilo clássico é um bom caminho para intensificar a beleza, com bom gosto e refinamento. Inspire-se com a gente e renove o seu espaço! Com as nossas dicas e colaboração, despreocupe-se, voce vai poder relaxar sem medo de ser feliz !

Deixe um comentário