Série de Estilos: Mediterrâneo

É um estilo que muita gente já adota, mas não tem ideia donde vem, o nome adotado vem das referências e a tradição dos povos com vista para o Mar Mediterrâneo.

A principal característica é a predominância da luz natural, o estilo pede janelas amplas, com ambientes alegres, porém neutros, espaços amplos e tudo isso valorizado pela iluminação e a ventilação que vem de fora. Mas se você mora em um local com poucas janelas ou pouco sol, não desanime ! O frescor do estilo mediterrâneo pode ser facilmente adaptado para qualquer cômodo da casa, basta um pouco de criatividade. As referências características são praia e natureza, que remetem aos ambientes naturais.

As paredes em cores claras como o branco, bege, nude (cor de pele) e cinza claro são ótimas alternativas para você começar a transformar os cômodos da sua casa e adaptá-los ao estilo mediterrâneo. A inspiração vem do mar, então as cores alternativas são o amarelo ocre, verde, ou o azul turquesa.

No restante dos móveis e objetos, o ideal é utilizar peças em cores claras e neutras, para criar essa impressão de leveza e calma. Se quiser apostar em cores mais vibrantes, prefira o verde oliva, azul ou amarelo claro, pois essas são as cores que melhor combinam.

Superfícies naturais, sem tratamento, como madeiras e pedras, também são muito bem-vindas!! Os móveis em madeira branca também são uma aposta certeira para criar esse ambientes. Na hora de escolher os mobiliários que irão compor o seu ambiente, aposte em mobiliários baixos, confortáveis e pouco carregados de ornamentos.

Quanto aos tecidos, estofados estampados com listras e florais, em tons claros, são ótimos. No caso dos quartos, são uma ótima pedida para colchas e lençóis. Além disso, cortinas e almofadas que sigam esse padrão de estampas são ótimos aliados para caracterizar o estilo mediterrâneo nos ambientes.

Um dos objetos mais importantes e certeiros na hora de adotar esse estilo para um cômodo da casa são vasos de plantas com flores e plantas naturais e frescas, trazem a leveza ideal para os ambientes e também um toque de cor natural, que não compromete o estilo.

Deixe um comentário