Dicas para planejar a reforma de um imóvel

Hoje gostaria de falar sobre aquele momento que a gente enfim compra um apê, eu me lembro quando aconteceu comigo, a sensação foi indescritível. É impossível a gente não ter vontade de mudar alguma coisa. Se o seu imovel estiver necessitando de alguma reforma, recomendo que  voce dê uma vistoriada nas instalações. A gente pensa assim, ah !!! é só colocar uns aparelhos de ar condicionado que tudo vai ficar bacana, e a iluminação também é fácil é só rebaixar o teto e colocar uns pontinhos de luzes. Mas quando se abre o quadro de luz, voce fala assim, Nossa !! mas só tem 2 dijuntores, Ih caramba, como eu não notei isto antes!!!

Isto sem falar que voce ainda não viu a descarga que está com um fluxo de água insuficiente e também a torneira que está com um pinga-pinga que não tem fim. Assim gente, eu recomendo que seja checado tudo isto ou então você fica logo sabendo que  vai ter quebra-quebra.

E quando isto acontece ? Ahahaha… Agora a legislação vos obriga a ter uma RRT, e o que é isto ? É simples, voce precisa contratar um arquiteto que tenha que assinar uma Responsabilidade  Técnica, e se voce resolver abrir um vãozinho ? Ui !!! aí é que pega, tem que ter arquiteto sim. Cada estado tem sua própria legislação em cada Prefeitura, mas fique atento porque realmente o certo é ter arquiteto.

O razoável que se tenha bem claro todas as suas necessidades, tanto do décor quanto do basicão. Nunca faça alterações sem planejar antes, e pelo amor de Deus, quando o arquiteto te mostrar as plantas, pare e perca um tempo analizando, porque depois de assinado ou depois de ter comprado os armários, se voce não gostar, seu prejuizo é grande. Na verdade voce não PERDE TEMPO, você GANHA TEMPO. Por isso veja com rigor, analise, discuta com a família, peça um desenho em 3D, enfim faça de tudo para ter certeza  de que é aquilo mesmo que voce deseja.

Daí voce vai pensar assim, sempre tem alguém para indicar arquiteto. Certo, porém consulte as obras executadas por ele e a reputação do escritório, para ter uma referencia do seu trabalho. Veja bem os prazos e tudo que foi contratado, lembre-se que cada modificação acarreta, um custo, seja de projeto, seja de obra ou até de material.

Não faça nada sozinho! Um arquiteto é essencial para guiar qualquer modificação e ajuda a fiscalizar os outros profissionais contratados.. Acorde muito bem os prazos e todo o trabalho envolvido.

E depois de tudo pronto, é só felicidade.

Deixe um comentário