REGRA 12 (parte 3) – MINHA VIDA POR UMA COR

Quando eu vejo algumas velhinhas todas pimponas com montes de cor, eu amoooo, tipo a @Rossana_Orlandi, @debrarapoport, ou a @Iris Appfel elas tem uma capacidade de juntar as cores com um talento incrível. Bem imagine como deve ser as casas destas talentosas pessoas ?

Eu acho que nunca é tarde para repaginar nossa casinha.

Certa vez fiz o escritório de uma professora de matemática de 80 anos, ela me pediu muita cor e muitas prateleiras para arrumar a montoeira de livros que ela tinha e que eu organizasse os fios dos equipamentos. Ela me disse assim depois de pronto, sabe Emmilia, você não faz ideia da alegria que você me deu em tornar em realidade este sonho, eu sei que é bobagem porém me deu muita satisfação em poder ter a esta altura da vida, minhas coisas em ordem e bem coloridas como eu te pedi. Inclusive temos por pratica aqui no escritório em respeitar as coisas que são queridas para as pessoas, neste caso o pé da maquina de costura dela virou uma mesa, vou mostrar o antes também

O resultado só estimulou a D. Wilma a querer mudar o piso do apartamento e pintar os outros cômodos da casa.

As Cores

As características das cores são incríveis e nos remete ao nosso estado de espirito.

Branco

Branco = é a luz que se difunde (na cor), expressa a Pureza, inocência, estabilidade e nos ajuda a atingir o equilíbrio e paz. Na cultura ocidental representa alegria, enquanto na oriental está relacionada com o luto.

Bege

Bege = É uma cor neutra que não compromete e serve de base para mil outras opções de cores, é uma cor que combina com tudo, uma decoração com base bege é sempre clássica e elegante, porem te dá margem para você dar uns pitacos de cores mas eu prefiro que fique entre os verdes, brancos e pretos.

Preto

Preto = é a ausência de cor, pode determinar tudo o que está escondido, velado e pode expressar separação, tristeza, morte, noite. Também possui sensações positivas como seriedade e nobreza. Em decoração o preto remete à um decor chic, masculino, uma cor mais fechada como o preto no teto cria aconchego, mas só é indicada se o pé-direito do ambiente for muito alto e se houver bastante entrada de luz, pois o recurso achata o ambiente, além de interferir na iluminação e alterar a cor de paredes e objetos.

Verde

Verde = Considero uma cor tranquila, reservada e esplendorosa. É o resultado do acorde harmônico entre o céu-azul e o amarelo do sol. É a cor da esperança e da natureza. Expressa juventude, desejo, descanso, equilíbrio, dinheiro e liberdade. Em varandas o verde faz sucesso, mas dentro de casa o verde aberto fica feio, gosto do verde musgo, verde folha e verde escuro.

Amarelo

Amarelo = Irradia otimismo, uma cor estimulante, é a cor da luz e podem achar que em psicologia esta cor significa egoísmo ou inveja mas eu acho que está mais para riso e prazer. Em decoração o amarelo vivo, fica desagradável mas em tons suaves considero uma cor que me dá prazer em ficar num ambiente amarelo.

Rosa

Rosa = Diz o dito popular que, ser visto em cor-de-rosa, reflete fielmente seu significado: ingenuidade, bondade, ternura, ausência de todo forma de mal. E em decoração é pura fantasia e alegria. Meninas amam esta cor, e quando se combina com cinza fica muito meigo, eu adoro.

Violeta

Violeta = É a cor da ametista, significa temperança #NoStress. Pode significar calma, autocontrole, dignidade, aristocracia. Ambientes em lilás quase sempre são locais de relaxamentos, Spas, auto conhecimento. Recomendo toques sutis com esta cor purpura, a cor violeta misturada com branco e verde, fica muito linda, gosto também de lilás claro com violeta mais escuro, e as meninas adoram esta cor também.

Vermelho

Vermelho = Sempre considerada a cor da paixão, significa energia e excitação. É uma cor quente. Está associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Um ambiente pintado de vermelho se torna vibrante, com glamour, requinte e estimula a sexualidade. Em excesso, pode provocar inquietação, nervosismo e confusões. Na sala e cozinha, o vermelho estimula o apetite e deixa o ambiente mais convidativo.

Azul

Azul = Significa tranquilidade, serenidade e harmonia, mas também está associada à frieza, inverno, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito. A cor azul é utilizada na decoração dos mais variados espaços. Um ambiente azul favorece o exercício intelectual e tranquiliza. É a cor ideal para ambientes formais, escritórios ou mesmo para o quarto de crianças ou adolescentes agitados, devido ao seu efeito calmante. Eu adoro ambientes praianos em azuis, me transmite lazer, descanso, uma ambiente contemplativo. O uso da cor azul em excesso pode trazer sonolência. Por isso, é aconselhável que seja combinada com outras cores para evitar a monotonia.

E daí agora, o que fazer com este espectro de cores?

Eu sugiro sempre começar devagarinho e escolher uma só parede de destaque, faça testes em pedacinhos de paredes com latas de teste que vendem em lojas de tintas. Ah e se sobrar tinta, não guarde nas latas, porque elas enferrujam e estragam a tinta, sabe aquela planilha de cores que pedi para você fazer? Então anota lá o código da cor de cada cômodo, quando você for repintar tá tudo lá guardado à 7 chaves na sua planilha.

Eu acho que antes de decidir por qual tinta, veja quais objetos você tem que chamam a sua atenção, analise se não vai ficar um samba do crioulo doido.

A senha é ousar mas respeitando um pouco os seus limites.

Encare o inadiável e mãos à obra.

Este post tem 2 comentários

  1. Cristina Menezes de Souza

    Excelente estudo! Parabéns! Recomendo a leitura

    1. Emmilia Cardoso

      Que bom que você gostou, recomende aos amigos!

Deixe um comentário