Um jardim para cada tipo de ambiente

Plantas dentro de casa arejam o ambiente e trazem tranquilidade e beleza,mas será que é fácil ter e conservar um jardim? E onde colocar as plantas? A primeira e mais importante lição é que as plantas são organismos vivos e não meros objetos decorativos.

Ainda assim com todos esses cuidados, nem todas as espécies adaptam-se a ambientes com pouca luminosidade natural. Na hora do planejamento do seu jardim não se esqueça da proximidade das janelas e da luz natural que o jardim absorverá. Jamais negligenciar a ventilação já que certas espécies não vingam em locais abafados.

Seu jardim também não pode, em hipótese nenhuma, atrapalhar a circulação interna. E a escolha correta das plantas é vital já que algumas têm espinhos ou são tóxicas e podem não se adaptar a seu projeto. Se seu apartamento não tem área aberta tenha em mente estes três fatores:

Luz solar: Se as plantas são adequadas para interior não precisam apanhar sol. As espécies indicadas são as que naturalmente viveriam nos fundos de mata, onde há mais sombra. Essas plantas são as de verde intenso e brilhoso como por exemplo,Licuala (Licuala grandis), Lírio-da-paz (Spathiphylum wallisii), Flor-de-maio (Schlumbergera sp.), Palmeira ráfis (Rhapis excelsa), Antúrio (Anthurium andreanum), Árvore- da-felicidade (Polyscias fruticosa), Asplênio (Asplenium nidus), Cheflera (Schefflera octophyllum), Filodendro (Philodendron), Singônio (Singonium), entre outras.

Regas corretas: A rega é igual para todas as plantas de interior em vasos de qualquer tamanho: No verão regar as plantas a cada dois dias, já no inverno uma média de duas regas por semana é suficiente.

Fertilização/Adubação: Por estarem submetidas a condições adversas, plantas em ambientes internos precisam receber nutrientes adequados. Recomenda-se a aplicação mensal de um fertilizante líquido foliar, que pode ser pulverizado diretamente sobre as folhas e adubação trimestral da terra com adubo líquido.

Deixe um comentário