O que vem primeiro….
Qual seria a estrela principal da sala?
É ele, o sofá, ele encabeça a lista das peças que compõem a decoração, só depois fazemos as outras escolhas e definimos a distribuição.
Para acertar no modelo, é importante saber que tipo de uso o ambiente terá.
Em livings onde apenas se recebem visitas, o estofado deve ser mais reto, as visitas devem se sentar com muiiita elegância, sem se afundar nas almofadas, aliás eu detesto aquela montoeira de almofadas.
Spoiler
Gente não pode sair comprando não, quando você vai nestes locais, tipo feirinha e você se encanta com as cores das ditas cujas, #seligaai, não se esqueça de pensar no ambiente como um todo, #dicapedrada, as almofadas não estão sozinhas, elas fazem parte do decor como um todo. De que adianta você ficar super feliz com a compra de uma almofada amarela se seu ambiente é verde? Nada a ver né!
Bem voltando aos sofás, os tecidos finos e claros são bem-vindos.
Porém, se os ambientes tem a função de home theater, é melhor optar por um modelo, tipo, nem tanto ao mar nem tanto a terra, ou seja nem tanto muito sério nem muito descontraído. Nesse caso, capas de sarja caem como uma luva, caem muito bem.
Hora do jantar
Engana-se quem pensa que as salas de jantar estão com os dias contados na casa moderna. Mais descontraído, o espaço tem se mostrado um bom aliado na confraternização da família e dos amigos. A tendência é marcar os espaços, com portas de correr, que se abrem na hora da refeição, proporcionando a total integração com o estar.
#Dicapedrada, invista em cadeiras confortáveis, de tamanho e quantidade compatíveis com a mesa. Se seus amigos estiverem bem acomodados, esqueça, eles com certeza não vão mais sair da mesa e passarão o resto da tarde reunidas.
Boa iluminação
Uma luz balanceada, de acordo com a situação de uso, responde por 90% do aconchego da sala. Para tanto, é preciso que o projeto luminotécnico esteja atrelado ao layout.
Antes de pensar em lâmpadas e luminárias devemos saber como será a distribuição do mobiliário e dos quadros. As maneiras de acertar são as seguintes:
Opte por uma iluminação pontual sobre os objetos que você precisa iluminar, com uma iluminação cênica.
Com spots embutidos que lavem as paredes ou por ambos os tipos.
Com esta demanda a alteração dos pontos de elétrica e da instalação do forro de gesso, deve acontecer antes da chegada dos móveis.
#Bingo! E #Ufa! Você acertou sozinho e tudo com as #dicasqueindicam