Água – Valorize o líquido mais bem vindo do planeta

Estamos começando a ficar mais espertos quando falamos de ambiente e sustentabilidade. Percebo que as nossas lutas se perdem, e o vamos fazer fica só na vontade. Nossos pensamentos e atitudes são realmente sustentáveis ?

Algumas regiões do Brasil já sofrem com a falta d’água, e brevemente poderemos sofrer com a falta de abastecimento. Infelizmente sabemos que tudo começou com a destruição causada por nós mesmos. Os problemas de saúde causados pelo desmatamento, pelo descaso com os dejetos dentro dos rios seja com mercúrio, pesticidas ou esgoto jogados in natura, sem nenhum tipo de tratamento. Estamos destruindo os nossos recursos naturais e o nosso planeta. Estou escrevendo este post num momento que me sinto constrangida com a quantidade de água que se joga fora, seja num banho excessivo, na lavagem de roupa desmedida, e na falta de organização nas coisas mais básicas dentro de uma casa. A nossa consciência é a o que vai mover as nossas pequenas atitudes, é da maior importância proteger a água do planeta, se a gente destrói isto a gente também se destrói.

Mudar os padrões sociais é algo que passa pelo individuo, mas infelizmente nada é realmente feito, são regrinhas básicas que seguem sem a gente se dar conta vamos empurrando com a barriga, porque neste momento a água não nos falta, mas falta lá nas regiões brasileiras mais carentes. Quando se tem um padrão de vida sustentável, basicamente se vive melhor. Agindo de maneira coerente o resultado dignifica, e eu me sinto muito melhor, não gosto de saber que sou responsável de alguma forma por simplesmente desconhecer ou ser indiferente pelo que está acontecendo no mundo.

E o que as empresas do governo? Bem, usualmente são elas as responsáveis pelo abastecimento e pela rede de distribuição, mas com a manutenção precária os vazamentos demoram a ser corrigidos. Como a ideia do meu post é lidar com as pessoas e não com empresas, sugiro aqui o que a gente pode fazer para minimizar a escassez.

1-  Começo pelo banho, você pode se ensaboar com a torneira fechada ? Economia em torno de 130 litros.
2- Não varra a calçada com a mangueira ligada, mangueira deve ser usada para  molhar plantas, se a calçada está suja, jogue cloro, e limpe muito mais rápido, ou use agua de reuso da máquina de lavar.
3- Vai escovar os dentes ? Poxa desliga a água, né!? depois abra só para bochechar.
4- Veja se sua torneira não estão pingando, você sabia que a economia é brutal quando isto não acontece?
5- Descarga, atualmente tem opção xixi x cocô , para que apertar os dois botões se é só para um xixizinho ?
6- Se você mora em casa, cuida lá de ver se a boia está ok, porque senão, além do desperdício, você corre o risco de haver infiltração na laje.
7- Vai lavar sua roupa ? Dá uma geral na roupa antes e esfregue onde está mais sujinho, assim você economiza energia da casa também, porque diminui as funções.
8- Se vai lavar roupa na máquina, junte tudo para não gastar nem água e nem luz, se agende e faça isto uma vez por semana.
9- Para lavar louça tem uma técnica de agilidade que eu uso sempre, tire toda a sujeira com um papel toalha e ensaboe com um esponja bem molhadinha tudo de uma vez, na hora de tirar o sabão coloque as louças dentro da pia e com a torneira aberta para tirar o sabão se economiza porque a mesma água vai limpando as outras louças sucessivamente.
10- Para aguar o jardim, procure fazer isto ao cair do sol, porque desta forma a agua não evapora muito rápido.

Cada boa escolha que fazemos temos um impacto não apenas na nossa própria vida, mas no universo.

Lembre-se que a água do planeta está acabando! A hora é agora! Aja de forma consciente por favor!!

Deixe um comentário