A Boa gororoba dos food trucks

Conhecidos como “comida de rua”, os food trucks (caminhões de comida na tradução literal), eram pequenas camionetas ou “trailers”, montados com o equipamento necessário para executar o alimento a ser servido que vendiam basicamente cachorro quente nos Estados Unidos, muito antes de você pensar em comer na rua na hora da fome.

A popularidade veio com a crise. Muitos chefs e excelentes cozinheiros, viram neste sistema uma forma de continuarem seu amor pela cozinha sem investirem nos altos custos da montagem de um restaurante. Então, foram às ruas vender algo além do cachorro quente. Os Estados Unidos foram mais uma vez, a inspiração para muitos.

Aqui no Brasil, o assunto ainda caminha lentamente no que diz respeito a legislação, mas em São Paulo e Rio de Janeiro já possuem regulamentação municipal sobre o tema. É preciso autorização especial para estacionar seu “truck” em algum lugar na cidade. Bem como seguir regras estabelecidas pelas Prefeituras, que diferem de cidade para cidade. Sem este “alvará” uma das opções escolhidas por muitos “trucks” atualmente são os eventos privados organizados por empresas de produção, os conhecidos Food Parks.

Estamos sendo invadidos por feiras em todos os bairros da cidade. Assim, a feira de food trucks, reúne os mais diversos tipos de gastronomia de rua e ao contrário do que pode parecer para alguns, há descobertas incríveis quando se trata de conhecer comida mundo à fora.

As feiras possuem diversos organizadores e alguns trabalham com curadoria. As melhores feiras são as que conseguem concentrar a maior variedade de expositores de alta qualidade.  Não espere o conforto de um bom restaurante. Talvez você dispute uma das poucas cadeiras colocadas sob um toldo.

Não dá para saber até quando a moda fica. Mas podemos aproveitar enquanto ela está aí. São muitos chefs, que estudaram gastronomia ou chefs jovens que ainda estudam e que encontraram uma boa forma de apresentar seu produto.

Alguns nomes estão em evidência ou porque são pioneiros no assunto, ou porque possuem produtos de qualidade e sabem executar com excelência. Exemplos disso: Burgertopia, Kituteria Karioca, Del Toro, Carolinas feito em casa, Nômade Truck, Larica Gourmet, entre alguns outros.

Acima a equipe da Burgertopia, sempre animada e seus sandubas onde o bacon é o anfitrião e, se você encontra-los no caminho, COMA!.

Uma característica interessante desses eventos é a informalidade e irreverência que pode ser encontrada. No restaurante o garçom e o gerente estão presentes no serviço. Nos food trucks isso não existe.

Seu contato é direto com o “chapeiro”, com a cozinha montada dentro do espaço truck. Sai da panela e vai direto para sua mão.
Há casos em que você pode ter a experiência de conversar direto com o “dono”. A Kituteria Karioca é um exemplo nítido e constante dessa natureza. Você vai receber além dos pioneiros mini churros e um inusitado salgado de polenta com calabresa o atendimento direto dos chefs sempre bem-humorados.

Em minha última visita a um desses eventos, tive duas novas descobertas agradáveis:

a) Plano B

Onde o gastrônomo Paulo Vieira trouxe uma referência internacional de comida de rua, as AREPAS.

B) Empório de Minas

O Sérgio trouxe algumas delícias produzidas por ele, tais como a linguiça mineira com pimenta (haja pimenta!… Para quem gosta, como eu, um prato cheio). E um tomate seco bem diferente dos padrões que encontramos em qualquer lugar do Rio de Janeiro.

Não é um lugar onde você vai encontrar com facilidade um x-tudo. Ou um hot-dog normal. Hoje em dia, tudo é gourmet. (há também essa invasão: café gourmet, hot-dog gourmet, coxinha gourmet, brigadeiro gourmet! Socorrooo!!!!) mas, gourmet é uma palavra que deveria ser usada para definir o uso de ingredientes especiais visando uma experiência gastronômica única e elevada. Embora com a pulverização de programas de TV o termo gourmet demonstra uma diferenciação de quem executa com qualidade daquele que tenta, usa o termo, mas não alcança o resultado gourmet.
Então praticamente, uma nova forma de venda de um produto que antes era (num exemplo hipotético) chocolate + manteiga + leite condensado agora se torna: chocolate do himalaya + manteiga de ovelha e leite condensado de iogurte desnatado e feito a temperatura de -30graus. Pronto! Agora é gourmet. (Para crianças desavisadas não tentem fazer isso em casa!!!!!)
Nas feiras, alguns exemplos que você pode encontrar com certa facilidade são: pães de beterraba, de mandioca, de tomate seco, de ameixa, de abóbora, os tão na moda pão preto de alga, assim como, hamburger de cordeiro, de carne bovina, suína, linguiças artesanais e especiais. Fora as inúmeras cervejas “caseiras”.
Tem uma barraca chamada “Espírito de porco” onde você poderá comer um pão francês, com porquetta dentro que eles trazem pré-assada e depois colocam na chapa na hora, junto com um molho secreto. A sensação é de que você está sentado no boteco da esquina, depois de ter varado a noite de Natal, só você com o sanduíche te olhando, na hora da fome de leão, lá pelas 8h onde o que você mais quer, é comer o porco inteiro. Sensacional. Uma delícia!
Nos food trucks, você vai ver muito chef fazendo seus quitutes ali, na hora, pra bom brasileiro ver. (e quem sabe aprender!). Você poderá encontrar até, uma certa poesia nos hambúrgueres vegetarianos:
“pão de espinafre com carne de soja, maionese descontruída de alecrim com espaghetti de shitaki e bulbinhos de cenoura…”
Em apologia aos food trucks, se você tira um dia para ir nessas feiras, sugiro provar muitas coisas. Divida o prato com um acompanhante e experimente desde o arroz de cordeiro ao hamburger. Volte ao bolinho de feijoada, tente um crepe…. E não esqueça de uma sobremesa. Mas aviso aos doceiros de plantão, as opções de doces são poucas limitando a um ou outro que se destacam.
Haverá surpresas deliciosas. Molhos e composições que você só encontrará ali.
Na minha opinião, muitas vezes um lugar que não é estrelado pode oferecer excelentes vivências e experiências gastronômicas!
Pegue um amigo bom de garfo e que não seja fresco para comer e Santé! Ou melhor! Faca na caveira e vai com fé!!!!!
Até breve muchachos!

Léo Prieto

Este post tem 3 comentários

  1. Adriana

    Descobri quitutes interessantissimos!!!

  2. Tatiana Abelheira

    Muito boa a matéria!

  3. Ju

    Léo,
    Vale a pena provar o menu do Mineiroca truck.
    Sensacional

Deixe um comentário