jan
24

Cada dia mais, estudos científicos comprovam que uma alimentação adequada, em qualquer idade, assegura o crescimento e o desenvolvimento fisiológico, a manutenção da saúde e do bem-estar do indivíduo e o envelhecimento adequado. Para que essa máxima seja cumprida, é importante, além da escolha nutricional correta, de acordo com a fase da vida, o ajuste das quantidades. Ao mantermos nosso peso dentro da faixa de normalidade do IMC (índice de massa corporal), estamos reduzindo o risco de desenvolver doenças como: iopatias, diabetes e câncer, além de nos proteger contra infecções, já que a alimentação influencia em nosso estado imunológico.
Para adotarmos uma alimentação adequada, seguem algumas dicas:

1- Ingerir águadica parte1- foto 1

Para você saber quanto de água deve ingerir, multiplique seu peso por 35 ml. Desse total, 70% devem ser de água. Quando ingerimos a quantidade correta, melhoramos várias funções em nosso organismo, como funcionamento do intestino e a excreção de metabólitos pela urina e fezes.Você pode adicionar rodelas de limão ou laranja em seu jarro de água.

2- Realizar de cinco a seis refeições por diadicas paret1- foto 5

Mantenha a regularidade de 3/3horas para suas refeições. Em média, devemos ingerir: desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Desta maneira, você mantém seu metabolismo ativo e não fica com muita fome para a próxima refeição.

3- Incluir cereais “do bem”dicas parte 1- fotos 3

Substitua cereais brancos por versões integrais. Eles ajudam a controlar a glicose e colesterol, melhoram o trânsito intestinal, além de proporcionar mais saciedade. Boas opções são: aveia, quinoa, amaranto, centeio e linhaça e arroz ou massa integral, pão integral…
4- Ingerir frutas, verduras e legumeslegumes copy

Esses grupos alimentares são os que mais têm impacto em nosso metabolismo. Assim, estamos ingerindo as melhores fontes de vitaminas e minerais. Devemos comê-los diariamente, dando preferência às de época e orgânicas, pois além de serem mais baratos por serem da época, têm melhor valor nutritivo.

5- Reduzir o consumo de carnes gordurosasSmall pieces Tuna Salad Sandwiches on table .

Prefira carnes com menor teor de gordura, como as carnes brancas. Caso vá ingerir carne vermelha, dê preferência à alcatra, patinho, lagarto, coxão mole/coxão duro, músculo ou contra filé. No caso dos peixes, boas pedidas são tilápia, dourado, linguado, robalo, cherne, mero, pescada, pescadinha, pargo, corvina, garoupa.

Vá colocando essas dicas em prática que semana que vem continuamos… e dá uma passadinha no supermercado para renovar o estoque de comida saudável, ok?

Bjs!

 

Ana Cristina

Deixe seu comentário