Economia de água no jardim…

Economia de água no Jardim!!

A água é um bem finito e escasso, com a crise hídrica que estamos passando no Brasil e no mundo, economizar é a palavra de ordem.

Vamos então saber sobre espécies que se adaptam bem a períodos de estiagens de chuvas e resistem ao calor.
Existem várias espécies que podem ser usadas em seu jardim formando uma composição harmônica sem que você pense somente em cactus e suculentas, existe uma grande variedade de plantas que darão um belo efeito a sua composição.

Se usarmos plantas autóctones, além da economia de água economizaremos em manutenção e também tratamentos fitossanitários contribuindo para o ecossistema.

Assim como tudo em nosso planeta as plantas passaram por transformações e adaptações e desenvolveram um mecanismo para reservar água.

Vamos citar algumas para que você inclua em seu projeto Paisagístico e ajude na economia de água do nosso planeta, lembrando que se você molhar em excesso elas melarão e morrerão.

Vamos citar características de algumas com seus nomes para que você possa escolher na hora da compra das mudas.

    • Plantas com folhas pequenas e mais durinhas com a onze horas que está sempre florida no sol pleno e o alecrim.
    • Plantas com folhas que contém penugem, esses pelos ajudam a manter a umidade nas folhas.Boas opções são a lantana que ainda por cima atraia borboletas e o gerânio.
    • Claro que as campeãs são sim os cactus e suculentas, que com suas folhas tenras armazenam pagua em seu interior ficando longos períodos sem necessidade de regas.
    • Algumas espécies de coloração esbranquiçada ou acinzentada tem um mecanismo que as fazem resistentes ao calor, a lavanda é uma dessas plantas.
    • As coníferas em geral por possuírem pontas agulhadas não ressecam com o ventoe a perda de água é bem menor.
    • Plantas que gostam de solo arenoso, regiões de praia e sol forte, são também são excelentes como exemplo as gaves, clusias pitosporo e a bougainvillea .
    • As plantas com aromáticas possuem óleos essenciais que com o calor volatizam criando uma proteção nas folhas que evita seu ressecamento, por isso que nos dias de sol forte o odor é mais intenso. Ex. alfazema, lavanda, rosa.

Marisa Lima

Deixe um comentário