Jardim Vertical

Os jardins subiram as paredes? Sim, por falta de espaço nos jardins foi criada a técnica de Jardins em Paredes, e denominados de ”Jardins Verticais”.

Burle Marx fazia com placas de xaxins, hoje não mais permitida a utilização de xaxins, que devido ao uso indiscriminado, entrou em extinção.

Hoje foram desenvolvidas várias técnicas para a execução desse tipo de jardim. Podemos fazer com vasos plásticos ou de barro, com tijolos especiais em barro, placas especiais em cimentos ou em plástico reciclado, com lã de vidro e inúmeros outros processos.

O importante é que hoje eles não são usados apenas em jardins externos com pouco espaço, são usados também em varandas, salas, restaurantes, em empenas de grandes edifícios e onde você quiser. Basta que tenha iluminação necessária para o bom desenvolvimento da planta. Em muitos jardins eles são o ponto de atração.

Para se fazer um jardim vertical é necessária a impermeabilização da parede onde ele será feito e também um ponto de água para que seja feita a irrigação automatizada. É necessário também um dreno para o escoamento da água.

O mais importante é que você combine as plantas com a mesma necessidade hídrica na composição, pois se usar plantas com necessidades diferentes, alguma delas morrerão por falta ou excesso de água.  

O uso também de espécies para sol ou para sombra, dependendo da insolação que você tenha no local é fundamental.

Eles vieram para ficar, não é um modismo, é uma necessidade. Seus benefícios são muitos: além de dar vida, a parede verde dá colorido e charme ao local, além de proporcionar um resfriamento natural, ideal para o clima brasileiro.  Ele também cria um isolamento acústico natural, diminuindo os ruídos e melhorando a qualidade do ar, absorvendo os poluentes e deixando o ambiente mais úmido e saudável.

Então vamos nos inspirar e fazer um Jardim Vertical?

Deixe um comentário