Os Novos Jeitos de Morar

Imagine um octógono, o polígono das pizzas, bem foi mais ou menos assim que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) pesquisou e dividiu a nossa população.
A família tradicional nuclear (pai, mãe e filhos) hoje corresponde a apenas 50% da população.

Resultado de imagem para tipos de familia

Os outros 50% são compostos por grupos distintos, como casais que estão em até seu terceiro casamento e trazem os filhos dos relacionamentos anteriores, casais gays e os singles-jovens e idosos que moram sozinhos. O estudo constata, assim, uma mudança de comportamento e a casa deve acompanhar essa transformação.

Estética do improviso

Passe a bola então para a estética da casa e como será a casa do futuro ? Será com uma formação mais honesta, assumindo a sua realidade.
Com isso, deixa-se de gastar muito dinheiro com revestimentos e passa-se a assumir a estrutura do imóvel. Aliás o novo queridinho das tendências passou a ser o “desconstrutivismo” (embora essa palavra não conste no dicionário da língua portuguesa), poderia ser entendido como a desmontagem ou demolição de uma estrutura construída, seja por razões estruturais ou como um ato subversivo. Muito além do significado literal da palavra, o fato é que a grande maioria das pessoas, inclusive os arquitetos, mal sabem o que é realmente o desconstrutivismo.

Resultado de imagem para desconstrutivismo archdaily

Efetivamente, desconstrutivismo não foi um estilo de arquitetura. Muitos menos pode ser considerado um movimento de vanguarda. Não possui um conjunto de “regras” específicas ou uma estética consensual e também não foi um movimento de revolta contra os paradigmas da arquitetura moderna. Desconstrutivismo poderia ser traduzido como uma provocação, uma incitação à explorar diferentes possibilidades e uma liberdade formal ilimitada.
Paredes descascadas e lajes de concreto ganham beleza e ajudam a investir em itens mais prazerosos, como peças de design, marcenaria sob medida e iluminação cênica.

Image result for peeling wall decor

Outra tendência forte é a flexibilidade dos ambientes. Um mesmo espaço deve servir para receber os amigos, organizar uma festa, namorar, ajudar o filho nas lições da escola, cozinhar, trabalhar etc. Um bom exemplo é o sucesso das cozinhas integradas à sala, um sintoma claro de que a setorização das áreas social e de serviço está com os dias contados, é aquele papo do post da semana passada de tudo junto e misturado.

Image result for modern loft

Situação semelhante acontece com o banheiro. 0 espaço lucrou em conforto, munido de televisão, banheira de cromoterapia, o ofurô e outros deleites para o culto do corpo e da mente.

Image result for modern shower room

Com status de sala de banho, que se une ao quarto por portas de correr, possibilitando que o casal coloque em dia os assuntos, mesmo estando em ambientes separados.

Image result for modern shower room

Hoje, muita gente trabalha em casa. Como fazer para que a atividade profissional não interfira na vida particular?

Related image

Apostar em painéis móveis, que vedem as áreas intimas quando for preciso, e em móveis com rodízios, que circulam pelo espaço conforme necessidades, são soluções modernas e inteligentes.

O que muda na decoração?

O futuro do design tem como bandeira a célebre frase do arquiteto Mies van der Rohe: “Menos é mais”. As marcenarias ficam menos rebuscadas, usam pouca madeira e priorizam traços simples, com cortes mais ortogonais. Por sinal, os cortes a laser começam a despontar como uma forte tendência. A técnica permite criar superfícies e desenhos especiais, personalizando o mobiliário.

Peças feitas com materiais de descarte, como caixotes e restos de pedra, também tendem a ser cada vez mais valorizadas.

Image result for modern crate furniture

Materiais fáceis de limpar serão os mais procurados, assim como os translúcidos, que deixam passar a luz natural, mas preservam a privacidade.

Image result for modern voile curtain

Entre esses últimos, já são bem cotados o voal, o vidro jateado, o acrílico e o policarbonato. Sem contar com o descaramento das tubulações hidráulicas e elétricas todas aparentes.

Image result for apparent pipe decoration

Depois com mais calma, você pensa sobre o que fazer com tudo isso. Tenha em mente que se você se sentir meia perdida euzinha estou aqui mega disposta para desfazer os novelos e duvidas de decoração da sua casinha.

Deixe um comentário