REGRA 11 – O DIVINO MARAVILHOSO ESTÁ NOS DETALHES

Se você quer que a sua casa fique um brinco, como aquelas casas que, quando você entra você faz uau!! Tenha sempre pelo menos uns dois detalhes divinos em cada cômodo da sua casa para que você mesma curta de montão.

E estes detalhes são muitos, devem ser coisas que te agregam valor, as vezes nada de coisa muito cara, mas com um valor.

Lençóis suaves, colchas maravilhosas, almofadas coloridas, podemos colocar detalhes pequenos como um vaso de flores, um arranjo de frutas, detalhes divinos como objetos de viagem, um quadro, uma escultura, uma cor nova do alisar da sua janela, as vezes só trocar o puxador dos seus armários o astral muda, uma cortina nova, um xale sobre o sofá.

Os espelhos são perfeitos, um, dois, três ou um monte, eles multiplicam os ambientes, grandes, pequenos, bizotados, com molduras finas ou grossas, eles refletem a luz de fora, rebatem o que está fora para dentro. Mostram o mar, a rua, as pessoas, tudo isto dá um destaque imenso, divino e maravilhoso.

Se você mora no calor do Rio de Janeiro, eu sugiro uma fonte, um objeto simples para caramba que pode dar uma sensação de frescor, um oceano dentro de casa se você tem uma boa imaginação e eu particularmente acho um barato ficar ouvindo aquele barulhinho de água caindo, e também uma coisa muito fácil de se fazer, com uma tigela bonita e algumas pedrinhas você esconde a bomba de aquário (comprada em lojas de materiais de construção), ela é ligada a um ponto elétrico. Sente só que facinho, ainda podemos por umas plantinhas aquáticas que eu amo.

Há ainda umas fontes mais produzidas com cascatas, o local você pode por em áreas que você fica bastante tempo, eu poria numa varanda, na sala de estar, no seu escritório ou em ambientes que te propiciem um relaxamento.

A leveza da luz e seus encantamentos. A gente subestima a iluminação porém você não imagina como a luz impactua nossa casa, dependendo do lustre. Quando entramos num espaço com uma iluminação significativa isto nos chama muito atenção. Os abajures também são um diferencial na nossa vida, se você não tem pontos no teto eles se resolvem muito bem, aliás meu falecido amigo Peter Gasper (mestre em iluminação) sempre me dizia que com abajur tudo se resolve e fica muito bom.

Um bom projeto de iluminação, é fundamental para valorizar a arquitetura, a decoração e ainda transmitir as sensações corretas em cada ambiente, como conforto e clareza. Luminárias especiais, com lâmpadas eficientes, posicionadas nos locais corretos, fazem toda a diferença.

Para definir quantas e quais luminárias usar, onde devem ficar, a proporção com relação ao espaço, a temperatura da luz e a lâmpada ideal para cada caso é imprescindível contar com a ajuda de um profissional especializado, e eu estou aqui para te ajudar. Uma iluminação bem feita é versátil e cênica, e transforma o ambiente criando nuances e efeitos que incitam estados de espírito.

Procure saber os hábitos da sua família e os horários normalmente ficam nos ambientes, desta forma a iluminação fica inteligente, de acordo com seus hábitos e horários de uso.
Pertinho do horário de dormir, reduza a intensidade de luz, com dimmers (algumas luminárias tem este aparelho) e atualmente existem profissionais que fazem automação elétrica toda separada por cenas. Não existem regras, cada um tem uma necessidade própria, e a iluminação deve ser de acordo com as sensações que você quer despertar no espaço.

Você pode reparar nesta sala de estar que os pendentes sobre a mesa de jantar são focados e há um rasgo na parede que foi feito para chamar atenção dos objetos colocados ali.

Em quartos para se criar a ambientação necessária, sugiro que os abajures entrem com força total.

Considere uma iluminação bem interessante naquela estante sem graça e que você nem se lembra que determinado livro repousa ali há meses. Foque !

Jardins e varandas são os queridinhos da vez em se tratando dum lugar para papear com amigos ou bebericar qualquer coisa à noite. A luz é fundamental ali, foquinho em arvores e vasos com plantas, teatralmente vão direcionando seus caminhos.

Banheiros devem ser claros em todas as situações porque ali se maquia, se banha e temos que ver tudo à claras. Veja este meu post https://www.blogindicativo.com.br/dicas/iluminacao-no-banheiro/

Nas cozinhas e nas mesas de trabalho, dê muita atenção, porque é lá que ficamos muito tempo, então veja se o foco está atingindo a sua área de trabalho.

De uma maneira geral eu diria que todas as lâmpadas devem ser ecologicamente corretas, então abuse dos Leds que são mais econômicos, o planeta agradece. Os Leds são com lâmpadas frias (brancas) ou quentes (amarelas), o gosto é seu, mas eu prefiro as quentes.

Sempre procure por um papel de parede ou uma cor elegante, naquela sua parede sem graça e que fica lá na entrada da casa.

Saúde. Paz. Produtividade. Concentração. Estímulos. Conforto térmico. Conforto acústico. Conforto visual. Iluminação, a luz sim mas também a sombra.

Estímulos oculares que levam justamente a relaxar ou acordar ou até se curar mais rápido de uma doença, tornando espetacular o que já é bom.

Este post tem um comentário

  1. Meirelucy Alves

    caramba… é verdade!!!!
    parabéns pelo blog maravilhoso

Deixe um comentário