REGRA 12 – TUDO BRANCO NÃO É BOM

A luz que chega até nós vinda do Sol é branca. Essa cor é na verdade uma mistura de todas as cores. Tanto é que se fizermos os raios solares passarem através de um prisma, veremos a decomposição da luz nas cores do arco-íris.

Faz calor. Muito calor. Como devo me vestir?
Sem considerar as questões estéticas, a cor das roupas que você escolher pode ajudá-lo a se sentir mais fresco.

No entanto, ao contrário do que dizem o instinto e a sabedoria popular, branco não é necessariamente a melhor opção.
De modo geral, a melhor opção, de acordo com a ciência, é usar roupas largas e pretas.

Bem, voltando as turbinas para o nosso departamento, nós precisamos muito é de cor pessoal, a cor é tudo na nossa vida. Eu amo ver a riqueza e a diversidade das cores do nosso planeta terra, as flores, as obras de arte, a natureza nos premia com gamas e gamas de cores que parece mesmo um paraíso. Como viver sem cor? Por isso abuse da sua criatividade, leia estude, veja filmes, mergulhe no oceano e veja como o nosso mundo é bonito demais para passar despercebido. Eu me perco olhando para aqueles peixinhos de aquário que mais parecem telas de Wassilly Kandinsky ou de Jackson Pollock.

E no meio disto tudo as paletas vão se variando entre as cores quentes e frias, ousadas e discretas, chocantes e neutras, e eu vou falando nisto para mostrar para vocês que o branco puro é muito monótono.

Agora se você prefere todas as paredes brancas, paciência pois eu se fosse você me jogava nas cores pelo menos dos adornos, tapetes, almofadas e todos os outros querequeques da sua casa. Como todo bom ser humaninho, você gosta de dar sentido às coisas, especialmente quando há falta de equilíbrio nos ambientes.

Não há nada mais gratificante e libertador do que poder colocar cor em uma parede branca. A mesma coisa se dá com as pessoas que eu chamo de beges, que aliás eu detesto, eu gosto de vida, essas pessoas são muito sem graças, sabe aquele tipo que diz assim: Fulano o que você acha disto? E a pessoa responde ah! por mim está tudo bem. Gente ninguém merece isto. Um ambiente todo branco, para algumas pessoas, traz calmaria, tranquilidade e prazer, para outras, tristeza, impessoalidade e frieza. Ter sua casa toda branca, passa uma sensação de limpeza e nos remete a pureza ou a um hospital, que aliás nem usam mais tudo branco.

Segundo a cromoterapia, o branco simboliza a inocência, a luz de Deus e a pureza. O branco nos passa uma sensação de infinito e de vazio.

Você pode sentir que sua sensibilidade vai ficando aflorada quando você entra numa casa com cor, porque cor tem gosto de vida.

Tenho uma amiga que tem a casa inteirinha branca, parece até um das casas das Ilhas Gregas, tudo branco, sofá, cortina, lençol, e ela no final das contas estava me pedindo ajuda porque estava achando a casa monótona. Uma coisa que eu noto, é que a vantagem de ter mantas de sofás e almofadas brancas é que sujou e manchou, joga no cloro que tudo vai ficar como “dantes no quartel de Abrantes “, limpinho né….

E se você tiver pensando em ter bichos, cachorrinhos e gatos que sobem em tudo, são montes de pelos em todos os cantos, além de patinhas sujas. Mas a verdade é que abrir mão dos animaizinhos que são nossos companheiros, na alegria e na doença não tem como abrir mão.

Bem vamos ao passo a passo das cores. Entenda um pouco e veja que todo mundo nesta vida tem direito a dar uns pitacos sobre cor, né???

Composição do Círculo Cromático

O círculo cromático é uma representação dos espectros de cor percebido pelo olho humano, em geral é representado por um círculo em formato pizza fatiada com as 12 cores sendo dispostas de forma perfeita com três primárias, três secundárias e seis terciárias.
• Cores Primárias: O amarelo, o azul e o vermelho são cores primárias. Ou seja, elas são puras, sem mistura. É a partir delas que são feitas as outras cores.
• Cores secundárias: O verde, o laranja e o roxo são cores secundárias. Cada uma delas é formada pela mistura de duas primárias.
• Cores terciárias: As cores terciárias são a mistura de cores primárias com secundárias resultando em vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado, azul-arroxeado.

A cor vermelha tem um comprimento de onda e tem vibração diferente, por exemplo por ser uma cor quente tem um comprimento maior que o azul que é uma cor fria, então as cores vermelhas, amarelas e laranjas são quentes e os verdes, azuis e violetas, frias com comprimento de onda menor.
Isto vai te ajudar a definir quais ambientes você vai colocar determinadas cores.

Se você ficou curioso em saber mais e mais sobre cores saiba que na próxima semana vou continuar falando sobre este assunto tão interessante.

Se sobrar tempo fique esperta e vá se perguntando quais cores você gostaria de repintar seus ambientes, vou aqui te dando umas deixas…. tem a ver com o seu estado de espirito tá.

Noves fora todas as confusões afetivas e comportamentais vamos ter uma semana para se preparar para as dicas que vou passar na próxima sexta-feira.

A semana promete.

Deixe um comentário