out
04

E se você não tiver espaço?
Se você quer ter um jardim em áreas pequenas saiba que ele não nasce com as plantas.

Tem muitas coisas para serem feitas antes, para criar um espaço integrado e proporcional, você poderá começar pela distribuição dos elementos decorativos, como móveis, espelhos d’água, fontes ou decks, estes não são as primas donas do projeto e sim as nossas adoráveis plantinhas.

Com tudo isso no lugar, é possível dimensionar o tamanho dos canteiros ou as áreas a serem ocupadas por vasos e floreiras. Use todos os recursos modernos disponíveis e facilite a sua vida. Se você se enrolar estamos aqui para te ajudar. Tem muita ajuda na internet, mas se você for resistente ao aprendizado dessas parafernálias, chame os universitários, mas não fique de fora. O período é ótimo pois estamos na primavera.


Como a maior parte desses ambientes pequenos está cercada pela arquitetura da casa ou pelos imóveis vizinhos, plantas de meia-sombra e sombra são as mais indicadas.
Entre elas, estão os filodendros pacová, rasteiro e roxo, asplênio, a palmeira-ráfis, a pleomele, o ciclanto, a costela-de-adão e o guaimbê.


Varandas floridas

Em terraços abertos, o vento invade seus ouvidos e te convida a prestar atenção em suas escolhas, as espécies de folhas duras, como bálsamo, cica, viburno, gardênia, azaléia e buxinho, suculentas, são apropriadas.

Nas Varandas fechadas estás pensando que a coisa é fácil? #SQN, o problema não é o vento e sim o caldo que sai pelo calor dos vidros, podendo desidratar as pobrecitas das plantas. O correto é procurar deixar as janelas abertas a maior parte do tempo para que o ambiente fique ventilado. E neste embalo a inspiração vem do lugar que você menos espera, #frutasnavaranda. Nessa situação, as frutíferas vão muito bem: laranjinha kinkan, mexerica, limão, entre outras.

Vasos caprichados

A máxima aqui é esconder o segredo da vida: É feio deixar a terra aparente no jardim! E como vamos tapar? Use como forração pedriscos, cascas de árvore ou flores. Entre essas últimas, as espécies bianuais – aquelas que mensalmente precisam ter suas mudas renovadas, são as mais recomendadas, pois deixarão o vaso sempre florido. Inspire e creia no impossível, seus pensamentos são eletromagnéticos, aposte nos seus sonhos e sua varanda vai ficar linda!

Se tratando de uma área muito pequena, vale a pena o investimento. Outro cuidado para assegurar um belo visual é investir em vasos de mesmo material, mas que não precisam ser necessariamente da mesma cor e tamanho. Ah, Ah, Ah, mais uma #Dicapedrada! A profundidade e a abertura da boca do vaso determina o tipo de planta adequada para ele.

Duas tendências fortes em áreas pequenas:

• Jardins verticais com espécies como samambaias, peperômia e fontes, que precisam ter a água sempre em movimento para evitar a proliferação do mosquito e abduzir as más energias do mundo.

• Hortinha na varanda aposte em painéis móveis, que vedem as áreas intimas quando for preciso, e em móveis com rodízios, que circulam pelo espaço conforme a necessidade, são soluções modernas e inteligentes.

Quais espécies são as indicadas para topiaria?

Esse é um bom recurso para economizar espaço no jardim e criar maravilhas de cenários. As plantas que aceitam controlar seu crescimento por meio de poda do formato desejado, são buxinho, viburno, gardênia, murta e azaléia.

Orquídeas são fáceis de cultivar?

Existem inúmeras espécies de orquídeas mas, as mais fáceis de cuidar e serem encontradas no mercado são as Phalaenopsis, a Chuva-de-ouro e a Cattleya. As três apresentam duas florações anuais e devem ficar em áreas sombreadas, longe do vento

.Terrários são mais uma opção de arrasar na decoração da sua varanda ou mesmo dentro de casa, eles podem ser fechados ou abertos e com muita luz não precisam de ser molhados sempre.

Quais as flores que dão pouca manutenção?

Todas as espécies anuais requerem poucos cuidados.
Entre elas eu diria: maria-sem-vergonha, amor-perfeito, begônia, e lavanda. Para se desenvolver plenamente em vasos ou canteiros, requerem sol a maior parte do dia e solo fértil.

Entre firme na missão de florear seu jardim; flores alegram, plantas dão vida, flores perfumam e flores suavizam o nosso dia a dia.

Sinta-se em paz e Namastê !

Deixe seu comentário